O Ministério das Relações Exteriores anunciou que convocará reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Objetivo é tomar medidas após o ataque sofrido por Israel. O Itamaraty também condenou a ação do Hamas. Não há registro de nenhum brasileiro morto ou ferido.
Na nota, o Itamaraty assegurou que, “na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão”. O governo brasileiro fica à frente do Conselho até o fim deste mês.
Segundo o Itamaraty, “o governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.
Para o governo brasileiro, “a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz”.
A nota condena ainda o ataque do Hamas a Israel e afirma “que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis”. O comunicado ressalta que “o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.
Relacionados
Outro brasileiro sofre fome e maus tratos na prisão onde primo morreu em Israel, diz Fepal
'Salah é inocente. O governo brasileiro precisa pressionar para que ele não sofra o mesmo destino que Walid', suplica a mãe
Corrente de solidariedade tenta tirar Assmaa dos bombardeios de Gaza: ‘Não aguento mais’
Ela viveu no Brasil dos 4 aos 18 anos. Sobre o massacre em Gaza, questiona: “O que o mundo ainda está esperando?”
Desafio do Brasil é transformar Inteligência Artificial em aplicações de uso comercial
Afirmação é de autor de estudo sobre panorama da IA no país