Uma pesquisa feita pela NordVPN revelou que o Brasil é o segundo país mais afetado no mundo com o roubo de cartões de pagamento. No mundo, 600 mil cartões de pagamento foram comprometidos e tiveram suas informações vendidas na dark web. Mais de 39 mil foram roubados do Brasil.
A dark web é um conjunto de redes anônimas que abrigam uma série de sites que disponibilizam dados extraviados de outras fontes. Para acessá-la, é necessário o uso de programas especiais.
Brasil
Os dados da pesquisa apontam os Estados Unidos como o país com maior frequência de roubo de informações de cartões de pagamento. Em seguida, aparecem Brasil e Índia. Veja o top 5:
- Estados Unidos: 73.001 cartões com informações roubadas.
- Brasil: 39.334 cartões com informações roubadas.
- Índia: 35.285 cartões com informações roubadas.
- México: 26.680 cartões com informações roubadas.
- Argentina: 25.283 cartões com informações roubadas.
Roubos de dados dos cartões
De acordo com pesquisa da NordVPN, o processo de roubo de dados começa com a instalação de um malware, que é um tipo de software malicioso.
Esse processo pode acontecer por meio de e-mails de phishing, em que golpistas enviam a mensagem com o intuito de enganar a vítima para conseguir informações confidenciais; downloads de softwares infectados; acesso a sites maliciosos, entre outros.
Após a instalação do malware no dispositivo, os golpistas conseguem coletar diversas informações que são diretamente enviadas para servidores de hackers, que as vendem na dark web. Com essas informações roubadas, é possível fazer compras ou solicitar empréstimos em nome da vítima.
Esses malwares, de acordo com a pesquisa, são vendidos por assinaturas na dark web. Essas ferramentas normalmente estão disponíveis por valores relativamente baixos quando comparados a outros programas, custando entre US$ 100 (R$ 554,26) e US$ 150 (R$ 831,39) por mês, por exemplo.
Segundo a pesquisa, entre os cartões roubados:
- 99% davam acesso a dados adicionais.
- 100% continham informações do sistema.
- 99% revelavam cookies e informações de preenchimento automático.
- 95% tinham credenciais salvas.
- 71% expunham o nome da vítima.
- 54% mostravam a data de vencimento.
- 48% incluíam arquivos diversos do computador da vítima.
Como identificar que um malware foi instalado?
Os especialistas alertam que os sinais de que um malware foi instalado não são difíceis de perceber. Alguns sinais de que o dispositivo pode estar infectado são:
- O dispositivo está funcionando mais lentamente do que o normal.
- O dispositivo trava com frequência.
- Os dados móveis de acesso à internet acabam mais rápido.
- Vários pop-ups começam a aparecer.
- Você começa a perceber mensagens que você não enviou nas conversas.
- Aparecem aplicativos e arquivos que você não baixou.
- A página inicial do navegador muda repentinamente.
- Você está sendo redirecionado com frequência nos sites.
- Há dificuldade em acessar arquivos.
- O sistema de segurança está desativado.
O que fazer ao perceber que seus dados foram roubados?
Caso perceba que teve os dados roubados, a vítima deve informar o banco e bloquear o cartão que ficou exposto a criminosos. Logo depois, é necessário remover o malware, de acordo com o passo a passo:
- Deletar o aplicativo que contenha o malware.
- Desconectar o dispositivo da internet. Muitos tipos de malware dependem de uma conexão com a internet para conseguir completar o ataque.
- Fazer uma varredura em seu dispositivo com um software anti-vírus.
- Caso necessário, executar uma redefinição de fábrica.
Como se proteger?
Segundo os especialistas da NordVPN, alguns passos são essenciais para que as pessoas melhorem a segurança online. Algumas são:
- Identificar phishing.
- Usar senhas fortes.
- Autenticação em vários fatores.
- Evitar downloads suspeitos.
- Atualização de aplicativos.
- Usar um anti-malware.
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