O governo brasileiro não foi informado sobre os novos planos do governo de Javier Milei, da Argentina, de aumentar os controles na fronteira do país com o Brasil. A decisão foi anunciada pela ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich.
Segundo as jornalistas Débora Bergamasco e Luciana Taddeo, da CNN Brasil, nem o governo brasileiro, nem a Polícia Federal, foram contactados por autoridades argentinas para uma comunicação de novas medidas ou proposta de colaboração para novos planos de segurança na divisa.
Recentemente, o governo de Javier Milei anunciou a construção de uma cerca de 200 metros de extensão e 2,80 metros de altura na fronteira com a Bolívia. Logo após, Patricia Bullrich afirmou que irá intensificar controles na fronteira com o Brasil. A ministra se referiu especificamente a Bernardo de Irigoyen, cidade da província argentina de Misiones na fronteira com Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR).
“Estamos fortalecendo passo a passo as diferentes fronteiras (…) ocuparemos estes pontos e com esses pontos, podemos dizer que temos uma fronteira muito mais controlada”, afirmou.
Governo Lula vê bravata de Milei
No governo brasileiro, de acordo com apuração da “CNN”, as declarações são vistas como “mais uma bravata” da administração de Milei. A avaliação é de que não há dinheiro para a eventual construção de uma cerca.

Governo Lula vê bravata de Milei
Segundo integrantes do governo, não haverá alterações na política do Brasil, que continuará acolhendo imigrantes.
Relacionados
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Senado rejeita indicados de Milei à Suprema Corte da Argentina
Essa é a primeira vez desde a redemocratização da Argentina em 1983 que nomes apontados pelo presidente são descartados
PGR pede prisão de Léo Índio, acusado do 8/1 que foi para a Argentina
Léo Índio é primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)