ICL Notícias

Grande parte do Brasil terá chuva abundante nos próximos dez dias. É o que alerta a Metsul Meteorologia. Segundo a previsão, haverá incremento das precipitações no Sul e no Nordeste.

A região Norte está no período mais chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, época em que há maior concentração das chuvas, entre 60% a 70% das precipitações.

Embora ainda abaixo da média histórica em algumas áreas pelos efeitos do fenômeno El Niño, observa-se chuva com volumes altos em vários pontos. Volumes altos de chuva são esperados no período em grande parte da região, especialmente no Amazonas e no Acre, e leste do Amapá.

NORDESTE E CENTRO-OESTE

Na região Nordeste, a tendência é de aumento da chuva em quase todos os estados e com acumulados altos em algumas áreas, especialmente no Maranhão, Piauí e junto ao interior da Bahia. Há expectativa de precipitação em muitos pontos do Agreste. Na costa, pancadas de chuva serão mais frequentes e fortes em alguns pontos.

No Centro-Oeste, a chuva será irregular, uma vez que a precipitação ocorre por pancadas associadas ao ar tropical quente e úmido e os volumes variam demais de um ponto para outro, mas há um aumento da chuva em relação aos últimos dez dias no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Onde mais deve chover na região nos próximos dez dias é em partes do estado do Mato Grosso, no Distrito Federal e do centro para o norte de Goiás.

SUDESTE E SUL

O Sudeste terá também precipitações abundantes em parte da região com os maiores acumulados projetados em Minas Gerais. O Norte mineiro segue sendo a área com os mais altos volumes, o que permite uma expressiva melhora das condições hídricas na região após meses de seca, que trouxe falta de água e prejuízos na agricultura local.

Em São Paulo, a chuva deve seguir irregular com grande variabilidade de volumes. Em muitas cidades, a precipitação fica abaixo do normal para esta época do ano no interior. Em pontos isolados, a chuva fica acima da média por conta de temporais convectivos de verão.

No Sul, o quadro de chuva será irregular e deficiente ainda em parte da região, mas se observa um aumento dos volumes de chuva na comparação com os últimos dez dias, à medida que na próxima semana cessam os efeitos da bolha de calor e a chuva retorna para a região com a passagem de uma frente fria. No Rio Grande do Sul, nos próximos dez dias ainda haverá locais com precipitação deficiente, mas em partes do estado já se observará uma melhora de cenário de chuva.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail