Por Brasil de Fato
Um levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) revelou que o Brasil já usa mais agrotóxicos em suas lavouras do que a China e os Estados Unidos juntos. Os dados são referentes a 2021. A informação é do Brasil de Fato.
Segundo os dados divulgados pela FAO, em 2021, 719,5 mil toneladas de venenos contra pestes foram aplicadas nas lavouras brasileiras. No mesmo período, a China aplicou 244 mil toneladas e os EUA aplicaram 457 mil toneladas. Juntos, eles usaram 701 mil toneladas.
O Brasil, de acordo com a FAO, é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo, seguido pelos EUA e a Indonésia, que aplicou 283 mil toneladas em suas lavouras. O Brasil usa 10,9 kg de agrotóxicos para cada hectare de lavoura (10 mil m²), enquanto os EUA usam 2,85 kg/ ha; a China, 1,9 kg/ ha.

Dados da FAO mostram os países líderes em uso de agrotóxicos em lavouras no mundo. Reprodução: Brasil de Fato/ elaboração Gerson Teixeira (Abra)
Os números representam 3,31 kg de agrotóxicos por pessoa no Brasil. Nos EUA, foram 1,36 kg per capita; e na China, 0,17 kg per capita. Segundo a FAO, o Brasil consumia, em 1990, 51,1 mil toneladas de agrotóxicos por ano. Em 31 anos, o uso de agrotóxicos no Brasil aumentou 1.300%.
Especialistas apontam que os dados sobre o uso de agrotóxicos no país se devem à dependência do uso dessas substâncias nas lavouras, sobretudo as de soja, no modelo de produção agropecuária voltado à exportação.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura aponta, ainda, Brasil consome 18% das importações mundiais de fertilizantes, sendo o maior importador do mundo. O país também é campeão nas importações de agrotóxicos, com 283 mil toneladas importadas durante o ano de 2022, segundo o Ibama.

Dados do Ibama mostram aumento da importação de agrotóxicos pelo Brasil desde 2008. Reprodução: Brasil de Fato/ elaboração Gerson Teixeira (Abra)
RISCOS
De acordo com relatório publicado em 2022 pela rede ambientalista europeia Friends of the Earth Europe, uma pessoa morre por intoxicação por uso desse tipo de veneno a cada dois dias no Brasil. Uma a cada cinco vítimas é criança ou adolescentes de até 19 anos.
O livro “Agrotóxicos e Colonialismo Químico” (editora Elefante) aponta que entre os 10 defensivos mais vendidos por aqui, cinco são proibidos na União Europeia, que já proibiu o uso de 269 tipos pelos riscos à saúde.
Relacionados
Desmatamento na Amazônia cresce e acende alerta para fiscalização
No mês de março, estado do Mato Grosso liderou a devastação
Em imagem rara, Eduardo Moreira grava jaguarundi na mata de SP
Edu capturou imagens raras de uma jaguatirica prenha e um casal de jaguarundi, além de animais como gralha, irara, gato-do-mato, paca, gamba e tucanos
Bolsonaro segue estável na UTI e ainda não tem movimentos intestinais espontâneos
Bolsonaro está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sem previsão de alta; Ele foi submetido a cirurgia abdominal no último dia 13