ICL Notícias

Brasileiro foragido nos Estados Unidos teve camisa rasgada por medida de segurança

Protocolo é para evitar que preso esconda objetos que possam ferir policiais e mostrar integridade física do prisioneiro
13/09/2023 | 17h48

O brasileiro Danilo Cavalcante, condenado a prisão perpétua e capturado nesta quarta-feira (13) por autoridades dos Estados Unidos em uma área de floresta perto de South Coventry, na Pensilvânia, teve a camisa rasgada por medida de segurança. A conduta faz parte do protocolo policial para lidar com criminosos considerados extremamente perigosos.

Danilo Cavalcante foi preso usando um moletom cinza e tinha um ferimento no lado direito do rosto. Após a prisão, antes de ser colocado em viatura policial que o levaria à central de custódia, um dos agentes que atuaram na captura corta a camisa do brasileiro.

De acordo com as autoridades americanas, a medida visa evitar que o preso consiga esconder objetos que possam ferir os policiais ou se livrar das algemas. O protocolo também é uma forma de demonstrar que, ao sair da viatura, ele não foi espancado ou ferido e mantém a integridade física.

A prisão ocorreu por volta das 8h no horário de Brasília, e aconteceu após 14 dias de buscas. Danilo era procurado desde 31 de agosto, quando conseguiu fugir do presídio no condado de Chester, no município de Pocopson Township, também na Pensilvânia. Ele cumpria prisão perpétua por matar a ex-namorada Deborah Evangelista Brandão.

Mais de 500 policiais, inclusive agentes da Swat, participaram da captura do brasileiro, que também foi incluído na lista vermelha da Interpol. Danilo Cavalcante conseguiu fugir se apoiando entre duas paredes do pátio de exercícios e chegar ao teto da prisão. As autoridades chegaram a oferecer US$ 25 mil – cerca de R$ 123 mil – como recompensa.

Para despistar a polícia durante a fuga, o brasileiro costumava se mover durante a noite. Mesmo assim, ele foi flagrado por câmeras de segurança e visto por moradores da região, que fica a pouco mais de 30 quilômetros da prisão.

De acordo com as autoridades americanas, Danilo Cavalcante chegou a roubar um rifle na garagem de um morador de South Coventry e teria trocado tiros com o proprietário da casa. Durante a fuga, ele também roubou uma van e seguiu para a casa de um conhecido em East Pikeland Township, mas sem sucesso.

HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA

Danilo Cavalcante foi preso por esfaquear, cerca de 38 vezes, a brasileira Deborah Evangelista Brandão. O crime ocorreu na frente dos dois filhos, de 4 e 7 anos, em agosto de 2021, na casa dela em Schuylkill Township.

De acordo com os promotores, o brasileiro tinha um histórico de violência doméstica. A agressão à companheira ocorreu depois dela descobrir ele tinha um mandado de prisão em aberto por um assassinato ocorrido no Brasil, em 2017.

 

 

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail