Foi divulgada hoje a quarta lista com os nomes de 599 estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza. Os brasileiros mais ua vez ficaram de fora da relação, que é confeccionada por meio de um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas.
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas informou que dessa vez foram autorizados a sair de Gaza cidadãos dos Estados Unidos (386), Reino Unido (112), França (51) e Alemanha (50).
Há 34 pessoas aguardam repatriação de Gaza para o Brasil. O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Israel garantiu a saída dos brasileiros até quarta-feira (8).
“Hoje eu tive uma conversa telefônica, foi a quarta que tive recentemente com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, afirmou.
Segundo Vieira, o acesso será providenciado pelas embaixadas do Brasil em Ramallah, na Palestina, e no Egito –onde os brasileiros devem embarcar num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que já está no país.
Relacionados
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Novo avião com 96 brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil
Aeronave pousou em Fortaleza com 96 repatriados a bordo
Corrente de solidariedade tenta tirar Assmaa dos bombardeios de Gaza: ‘Não aguento mais’
Ela viveu no Brasil dos 4 aos 18 anos. Sobre o massacre em Gaza, questiona: “O que o mundo ainda está esperando?”