ICL Notícias

Brasileiros conseguem sair de Gaza: ‘Obrigado governo federal, obrigado presidente’

Na sexta (10), parte dos brasileiros chegou a passar a manhã em Rafah, a um quilômetro da fronteira com o Egito. Mas a fronteira fechou naquele dia e só reabriu hoje
12/11/2023 | 05h46

Depois uma espera angustiante, o grupo de 32 brasileiros e familiares conseguiu sair de Gaza e cruzar a fronteira para o Egito, segundo informou o Itamaraty. Eles chegaram ao posto fronteiriço de Rafah às 8 da manhã, hora local (3 da madrugada no horário de Brasília). Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.

Depois de passarem pelo controle migratório palestino de Gaza, foram para a estação do Egito (2 km de percurso de ônibus), para os trâmites de entrada naquele país.

“Obrigado coronel, obrigado governo federal, obrigado presidente, embaixadores, todos vocês, equipe da embaixada do Egito no Ramallah també. Senhor Alessandro (Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestna) fez grande esforço para retirar a nós de lá. Obrigado, gente”, disse o comerciante Hassan Raabe, em mensagem por vídeo.

Uma equipe médica faz parte da tripulação da Aeronáutica que está de prontidão no Egito para transportar os brasileiros a Brasília.

A programação inicial é que o grupo seguirá de ônibus para a cidade de Al Arish. Lá, os brasileiros pegarão o avião da Força Aérea Brasileira que vai repatriá-los.

Quando chegarem ao Brasil, eles devem permanecer por duas noites em Brasília, em um alojamento da FAB se recuperando e descansando. O presidente Lula pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.

Na sexta (10), parte dos brasileiros chegou a passar a manhã em Rafah, a um quilômetro da fronteira com o Egito. Mas a fronteira fechou naquele dia e só reabriu hoje.

Veja imagem da saída dos brasileiros aqui

 

Brasileiros vindo de Gaza, já no Egito

ALIMENTOS

Vídeo feito pelo grupo de refugiados brasileiros no Egito registra o momento em que crianças e adultos recebem alimentos de militares destacados pela Embaixada do Brasil.

Na gravação, refugiado lembra o drama da escassez de comida na Faixa de Gaza, principalmente frutas, que não eram mais encontradas no território palestino.

“Graças a Deus que temos a Embaixada do Brasil e o presidente do Brasil que está dando todo apoio para nós”, descreve um dos refugiados.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail