Pela primeira vez, uma mulher tomou posse como cacique do povo Kayapó, da aldeia Kranhkrô, em Ourilândia do Norte, região sudeste do Pará. A cerimônia ocorreu no último sábado (8).
Kôkônhyjtí Kayapó, de 37 anos, vai comandar a comunidade que fica localizada na vicinal Águas Claras. Em sua posse como cacique, diversas lideranças indígenas do Pará e Mato Grosso estiveram presentes.
“Hoje estou ocupando um espaço como cacica dentro da aldeia para poder atender e resolver as nossas demandas. Estou pronta pra argumentar, defender e estar lado a lado do meu povo. Vamos juntos lutar e buscar a melhoria de qualidade de vida para o nosso povo”, discursou na cerimônia de posse.
Ela prometeu, ainda, uma gestão marcada por diálogos e novas parcerias que devem trazer resultados positivos quanto ao atendimento às demandas coletivas da comunidade.
A nova cacique já atua há anos na região e vem de uma longa linhagem de caciques. O pai era o líder Bebaití Kayapó e o avô Tuto Pombo.
No evento de posse, várias mulheres da comunidade acompanharam a nova cacique durante o ritual de entrega de faixa e danças tradicionais do povo Kayapó.
A coordenadora regional Kayapó Sul do Pará da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também participou da cerimônia.
“É de suma importância as mulheres estarem ocupando os espaços de poderes dentro e fora do território”, afirmou Ô-é Paiakan Kaiapó.
Leia também
Macron concede ao cacique Raoni a mais alta honraria da França
Deixe um comentário