A última semana do mês de fevereiro deverá ser marcada pelo calor, além da possibilidade de pancadas de chuva e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de quedas de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e raios.
A região metropolitana de São Paulo e todo o litoral paulista estão em uma área de alerta laranja do Inmet neste início de semana, quando há perigo para chuva intensa.
Na última semana, o Vale do Paraíba foi atingido por uma forte chuva que atingiu diversos municípios da região. Na cidade de Paraibuna, uma das mais atingidas, o temporal derrubou parte do muro do cemitério da cidade. A prefeitura decretou situação de emergência no município no último domingo (25).
A previsão da Defesa Civil estadual é de que hoje (26), o dia inicie com uma variação de nebulosidade em praticamente todo o estado. Com o passar das horas, a combinação entre temperaturas elevadas, ingresso de umidade e a atuação de zonas de instabilidade atmosférica devem provocar pancadas de chuvas.
Segundo o Inmet, na capital paulista, a máxima deve chegar a 27 °C nesta segunda. Na próxima quarta-feira (28), os termômetros podem atingir 33 °C.
Na Baixada Santista, a semana será marcada por pancadas de chuva. Na terça-feira (27), a região terá elevação das temperaturas no decorrer do dia. Na quarta, a previsão é de que os termômetros atinjam 38 °C.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura de São Paulo, fevereiro acumulou até este domingo 165,3 mm de chuva, o que corresponde a 75,4% dos 219,1 mm esperados para o mês.
Deixe um comentário