A previsão do tempo aponta que o calor intenso deve seguir nos próximos dias. Até o próximo final de semana, porém, uma nova onda de frio deve avançar pelo país e as temperaturas devem voltar a baixar no Centro-Sul.
Uma onda de calor interrompeu o frio recorde da última semana e elevou os termômetros a até 30 °C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o calor siga até quarta-feira (21) em áreas de RO, MT, PR, SC, RS, SP, RJ, MG GO e em todo o estado do MS.
A sequência de dias quentes, no entanto, será interrompida por uma frente fria, resultado de uma massa de ar frio que vem da Argentina. As baixas temperaturas começam na quinta-feira (22) pelo Rio Grande do Sul e se tornará uma onda de frio até sábado (24).
Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul devem ser atingidos pela onda de frio, que não será semelhante àquela que levou às mínimas recordes nas últimas semanas. Não há previsão de que a onda de frio se estenda para o restante do país.
A expectativa é de que as temperaturas variem de 5 °C a 7 °C em relação ao que estamos vendo agora. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a previsão é de que os termômetros fiquem próximos de 19 °C, e em Curitiba, perto de 17 °C.
Previsão do tempo para hoje (20):
Região sul
No Sul do Brasil, de acordo com os meteorologistas do Canal Rural, previsão é de temporais e chuva volumosa a qualquer hora no Rio Grande do Sul, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre.
Em Santa Catarina e no Paraná, o calor continua no decorrer do dia, com ar seco e umidade baixa no extremo-norte paranaense.
Região sudeste
Há formação de nevoeiro marítimo no extremo sul de São Paulo e na região da Baixada Santista. O dia será de sol com poucas nuvens no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, mas sem previsão de chuva.
O calor continua nas capitais, e o ar seco predomina no interior da região. O sol aparece quase sem nenhuma nuvem no céu nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Região centro-oeste
O dia será de sol com poucas nuvens em todas as áreas, sem previsão de chuva. O calorão continua sendo destaque nas capitais, como Cuiabá, Brasília, Goiânia e Campo Grande. A umidade relativa do ar permanece baixa em toda a região, com níveis críticos em algumas áreas.
Região nordeste
O tempo estará mais encoberto em Recife, João Pessoa e Natal, com chuva a qualquer momento. A umidade continua elevada no litoral da Bahia, e Salvador pode receber pancadas de chuva em vários momentos do dia. No Maranhão, Piauí, centro-sul do Ceará, interior do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, o ar permanece seco.
Região norte
Há previsão de pancadas de chuva no Acre, Amazonas, norte de Rondônia e no estado de Roraima. O calor continua intenso. No centro-sul do Pará e no Tocantins, o ar seco predomina, com umidade baixa em Palmas.
SAIBA MAIS:
Saiba o que esperar do clima em agosto nas diferentes regiões brasileiras
Deixe um comentário