ICL Notícias

Calor intenso vai atingir vários estados nas próximas semanas, alerta MetSul

As temperaturas podem passar de 40ºC e atingir marcas “muito acima da média histórica de dezembro”
11 de dezembro de 2023

Um “calor muito intenso” deve atingir vários estados brasileiros do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, nas próximas semanas. O alerta é do site MetSul Meteorologia. Segundo especialistas, as temperaturas podem passar de 40ºC e atingir marcas “muito acima da média histórica de dezembro”.

“A MetSul Meteorologia projeta para a metade deste mês o ingresso de ar muito quente nos estados do Centro-Sul do país, o que fará com que a temperatura dispare e alcance valores muito altos, inclusive ao redor dos 40ºC e acima dos 40ºC”, diz o alerta.

O calor intenso se deve a uma massa de ar muito quente que vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai e se expandir para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste do país, como explica a MetSul, geralmente o período mais quente do ano acontece durante a primavera, no final da temporada seca, já que a ocorrência de chuva e maior presença de umidade entre dezembro e fevereiro costumam amenizar as temperaturas nesta época do ano.

Os estados da região, no entanto, devem registrar dias mais quentes, sobretudo no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com temperaturas “mais comuns de se observar nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro”.

As máximas nos dois estados citados chegam à casa dos 40ºC. O interior de São Paulo, com características próximas aos estados do Centro-Oeste também deve ser atingido pelo calor intenso.

Sul

No Sul, a expectativa é que, em particular no Rio Grande do Sul, a temperatura suba a partir de sexta-feira. “A sexta e o próximo fim de semana devem ser muito quentes no estado gaúcho com noites de temperatura alta e tardes de excessivo calor”, diz o informe.

As máximas devem ficar entre 35ºC e 40ºC, com a possibilidade de alguns registros localizados acima de 40ºC.

A Grande Porto Alegre e os vales, por exemplo, podem anotar marcas de 37ºC a 39ºC em vários municípios com máximas localmente superiores.

Será uma incursão de ar muito quente que atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana.

Ano mais quente da história

Segundo a MetSul, o ano de 2023 já é considerado o mais quente da história e o de maior temperatura global em 125 mil anos. São seis meses seguidos de recordes desde o início das medições modernas, com forte onda de calor no Brasil em novembro.

Novembro, aliás, foi ainda o mais quente já registrado em nível mundial, com uma temperatura média do ar à superfície de 14,22°C, ou 0,85°C acima da média para o mês, de 1991 a 2020, e 0,32°C acima da temperatura do novembro mais quente anterior, verificado em 2020.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail