ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Coronel Marcelo Câmara não será convocado para novo depoimento sobre golpe

No entendimento dos investigadores, não há razão, nesse momento, para uma nova convocação
23 de fevereiro de 2024

A coluna apurou que a Polícia Federal não irá marcar um novo depoimento para que o coronel Marcelo Câmara preste esclarecimentos no inquérito que apura a tentativa de golpe de estado durante o fim do governo de Jair Bolsonaro.

No entendimento dos investigadores, não há razão, nesse momento, para uma nova convocação. Um dos investigadores confirmou a alegação do advogado Luiz Eduardo Kuntz de que o defensor acompanhava outro depoimento. No entanto, na PF, foi informado que Câmara possui outros advogados cadastrados no processo, mas, mesmo assim, “nenhum compareceu”.

Na manhã desta sexta-feira o advogado Luiz Eduardo Kuntz, que atua na defesa do coronel Marcelo Câmara, informou a coluna por nota que ele não teve oportunidade de responder às perguntas, pois “a autoridade policial disse que não tinha tempo de aguardar o encerramento do depoimento de Tércio Arnaud”. Tércio também é defendido por Kuntz que acompanhava seu depoimento.

Em razão disso, Câmara fez uso do direito ao silêncio. Ele, porém, tinha intenção de responder às perguntas. “Foi coagido a usar do silêncio, sem a presença de sua defesa técnica. Algo totalmente novo, reprovável e que não se pode admitir em um Estado Democrático e de Direito”, afirmou o advogado, por nota. A defesa peticionou para o ministro Alexandre de Moraes, no STF, informando sobre o ocorrido.

A defesa de Câmara gostaria de um novo dia para que ele possa depor. A vice-presidente da comissão de Prerrogativas da OAB/ SP, Dra. Claudia Bernasconi, foi acionada e designará uma comissão para cuidar do caso e verificar todas as questões que estão sendo violadas.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail