Em 2008 um grupo formado por pessoas religiosas, defensores dos direitos humanos e da democracia se uniram e reuniram-se para a realização da 1ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.
O evento em prol da liberdade, tolerância, diversidade e Estado laico se tornou uma das maiores manifestações inter-religiosas no Brasil. Sem bandeiras politicas e em prol da cultura da paz, a Caminhada, que acontece anualmente na praia de Copacabana no mês de setembro, frutificou e fez nascer manifestações e ações em favor da liberdade religiosa para além das fronteiras geográficas do Rio de Janeiro.
Destarte, a Caminhada ultrapassa fronteiras com o objetivo de manter e assegurar as práticas contra a intolerância religiosa, ressaltando a diversidade cultural de distintos cultos religiosos e visando garantir assim os princípios constitucionais que regem o Estado brasileiro.
O trabalho contínuo da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, através da realização de campanhas, eventos culturais, debates, oficinas e seminários, mobilizou durante todo o ano grande parte da sociedade civil organizada.
Como resultado, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa que, desde o seu processo de organização recebeu amplo apoio das diversas mídias, repercutiu nacionalmente e mostrou expressiva participação popular, vem sendo desenhada com afinco como o projeto “Caminhando a gente se entende”, que visa, acima de tudo, fortalecer ações diretas e indiretas que contribuem para a garantia dos direitos religiosos, da liberdade de culto e, em última instância, da democracia.