O Conselho de Competição do Canadá está processando o Google por supostas condutas contrárias à concorrência na publicidade online. A ação se junta a outras de uma série de países que estão processando a gigante de tecnologia.
O órgão canadense afirmou, em comunicado, que entrou com um processo pedindo, entre outras coisas, que a companhia venda duas de suas ferramentas de publicidade online. Há, ainda, o pedido de uma aplicação de uma multa para que o Google se adeque às leis de competição do Canadá.
Em 2020, o Conselho de Competição abriu uma investigação para verificar se a gigante das buscas praticou concorrência desleal na indústria de publicidade online, expandindo as investigações para os serviços de tecnologia de publicidade da empresa neste ano.

Há o pedido de uma aplicação de uma multa à empresa
Nesta semana, o Google teve que entregar a sua argumentação em um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A ação acusa a empresa de monopolizar mercados para servidores e redes de anúncios.
No Reino Unido, a CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados, na sigla em inglês), que regula a concorrência no território, deve abrir uma nova investigação sobre o Google e a Apple. A União Europeia investiga o Google por usar dados pessoais no desenvolvimento de um de seus modelos de Inteligência Artificial.
Relacionados
Seu Chromecast parou de funcionar? Falha global afeta modelos do dispositivo
Dispositivo do Google permite transmitir conteúdos de outros aparelhos para televisões; Empresa diz que está trabalhando para resolver o problema
Avião capota durante pouso no Canadá e 18 pessoas ficam feridas
Três pessoas ficaram gravemente feridas, sendo retiradas de helicóptero do local, incluindo uma criança
Google retira mês da História Negra e do Orgulho LGBTQIA+ de aplicativo de calendário, diz site
Outras celebrações, como o mês dos Povos Indígenas, o Dia da Herança Judaica, o Dia da Memória do Holocausto e o Dia da Herança Hispânica também foram removidas