O Conselho de Competição do Canadá está processando o Google por supostas condutas contrárias à concorrência na publicidade online. A ação se junta a outras de uma série de países que estão processando a gigante de tecnologia.
O órgão canadense afirmou, em comunicado, que entrou com um processo pedindo, entre outras coisas, que a companhia venda duas de suas ferramentas de publicidade online. Há, ainda, o pedido de uma aplicação de uma multa para que o Google se adeque às leis de competição do Canadá.
Em 2020, o Conselho de Competição abriu uma investigação para verificar se a gigante das buscas praticou concorrência desleal na indústria de publicidade online, expandindo as investigações para os serviços de tecnologia de publicidade da empresa neste ano.
Nesta semana, o Google teve que entregar a sua argumentação em um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A ação acusa a empresa de monopolizar mercados para servidores e redes de anúncios.
No Reino Unido, a CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados, na sigla em inglês), que regula a concorrência no território, deve abrir uma nova investigação sobre o Google e a Apple. A União Europeia investiga o Google por usar dados pessoais no desenvolvimento de um de seus modelos de Inteligência Artificial.
Deixe um comentário