ouça este conteúdo
|
readme
|
A quantidade de antenas 5G nas capitais dos estados e no Distrito Federal deve ser ampliada para o mínimo de uma antena para cada 30 mil habitantes, até o final deste mês. A previsão é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A tecnologia já está implantada em mais de 800 cidades e com sinal ativo em pelo menos 589 municípios, com cobertura média de 45%. Cerca de 28 milhões de usuários têm celulares que permitem se conectar à internet 5G, de acordo com a Anatel.
Do ano passado para cá, a quantidade de terminais ativos triplicou. O número de aparelhos homologados saltou de 13, em 2021, para 195, em 2024.
Previsão da Anatel para o 5G

Rede 5G chega a 600 municípios
A previsão da Anatel é de que até 2029, todas as cidades tenham o sinal em funcionamento. A expectativa é que a cobertura atinja 84% da população brasileira até 2030.
Uma estimativa da World Back aponta que o sistema 5G pode adicionar aproximadamente 0,50% ao PIB do país anualmente, o que representa um valor de cerca de 41 bilhões de dólares até 2030.
De acordo com a estimativa, o acréscimo se dá pelo aumento da produtividade, inovação tecnológica e novas oportunidades de negócios que devem vir com a tecnologia, principalmente em setores como manufatura, agricultura, saúde e transporte.
A previsão é que o número de assinantes de 5G no Brasil alcance 179 milhões até 2030, com uma penetração de 77%, segundo dados da agência.
Relacionados
Uso da Inteligência Artificial cresce no Brasil, mas desigualdade de acesso persiste
Jovens impulsionam adoção da ferramenta, mas barreiras sociais limitam alcance
Escolas estaduais de São Paulo não têm aulas sobre uso seguro de tecnologias
Gestão Tarcísio afirma que trata o tema em ao menos cinco disciplinas, mas pesquisadores não acharam menção no currículo
China anuncia computador quântico mais avançado do mundo
Zuchongzhi-3 teria uma velocidade 15 ordens de magnitude superior à do supercomputador mais potente da atualidade