ICL Notícias

Casa onde Clarice Lispector passou infância em Recife vai virar museu

Obras devem começar em junho e término está previsto para 2025. Dos 5 aos 15 anos, escritora viveu na residência
14/04/2024 | 05h00

A casa onde Clarice Lispector viveu em Recife será transformada em um museu pela Associação Casa Clarice Lispector (ACCL), após anos de abandono.

A residência que está abandonada fica na Praça Maciel Pinheiro, no centro da capital pernambucana. O imóvel foi cedido à ACCL por contrato de empréstimo feito pela Santa Casa de Misericórdia por 25 anos, segundo o G1.

O presidente da ACCL, Moisés Wolfenson, afirmou que será o primeiro museu dedicado à escritora. O espaço contará com um “escritório de Clarice”, exposição de objetos pessoais, uma biblioteca e um auditório para 40 pessoas.

O acervo do museu da escritora Clarice Lispector conta com cerca de 250 peças

Projeção do futuro museu da escritora Clarice Lispector, que terá cerca de 250 peças. Foto: Reprodução/ ACCLO

Projeto-museu Clarice Lispector

O projeto, de acordo com Moisés, surgiu em 2020, durante uma live em celebração ao centenário da autora, que morou em Recife dos 5 aos 15 anos.

Ele explica que a escritora mudou-se para Pernambuco após a família deixar Maceió, onde se estabeleceram inicialmente após fugirem das perseguições contra judeus na Ucrânia.

“A mãe de Clarice, Mania Lispector, era amiga de minha avó materna, Clara Wolfenson. Meu pai, Félix, e Clarice eram amigos de infância e adolescência. O sobrado onde Clarice morou foi alugado pela minha avó, Clara, para [eles] saírem de Maceió para o Recife, onde já existia colégio israelita, sinagoga, cemitério israelita e um comércio importante”, lembra Moisés.

A casa em que Clarice viveu em Recife pertencia a portugueses e acabou sob posse da Santa Casa após a morte deles “E, nesses casos, a Santa Casa [de Misericórdia] era quem assumia a propriedade”, acrescenta Moisés.

Prefeitura faz obras de requalificação

As obras para transformar a casa em museu devem começar em junho deste ano e terminar em 2025, com um custo estimado de R$ 7 milhões. Já o financiamento está sendo obtido por meio de doações e com o apoio do programa de revitalização do centro de Recife, o Recentro.

O acervo do museu incluirá livros de Clarice, obras traduzidas por ela, cartas, vídeos, entrevistas e móveis da escritora. O térreo da casa contará com espaços para “lançamento e venda de livros”, além de uma estrutura montada para o ensino médio, com palestras sobre a escritora.

A prefeitura de Recife informou que não pode realizar reformas em imóveis particulares por lei, mas pretende mobilizar “potenciais empresas e financiadores” por meio do programa Recentro.

Além disso, afirma estar realizando também obras de requalificação na Praça Maciel Pinheiro, onde fica a casa de Clarice Lispector.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail