A Justiça espanhola em Pamplona arquivou a denúncia feita pela La Liga — liga de clubes de futebol da Espanha — contra os insultos racistas contra o brasileiro e jogador do Real Madrid Vinícius Júnior.
Em 18 de fevereiro de 2023, o atleta foi insultado no estádio El Sadar durante um partido entre o Osasuna e o Real Madrid. Segundo a Justiça, não foi possível identificar os autores das agressões.
Na decisão, o magistrado afirmou que os fatos poderiam configurar delitos, mas a causa deveria ser arquivada porque não foi possível encontrar os autores. Segundo o juiz, a polícia não conseguiu checar as identidades dos racistas. Cabe recurso à decisão do fórum de Pamplona.
“Do ocorrido, é possível afirmar que os fatos poderiam constituir delito, mas não existem dados suficientes para conhecer a identidade dos autores. Por isso, de acordo com o disposto no artigo 641.2ª da Lei Criminal, se determina a suspensão provisória, não existindo diligências pendentes de executar, o arquivamento desses atos”, afirmou o juiz em decisão de 12 de janeiro deste ano.
Relacionados
Estudantes e professores de escola particular fazem ato contra racismo em bairro nobre de SP
Estudantes denunciam que foram vítimas em shopping do bairro nobre da capital paulista
Diretora de ONG denuncia racismo contra filha de 7 anos em academia no Rio
De acordo com a mãe, crianças se recusaram a brincar com a menina por ela 'ter pele escura'
Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez no Brasil
Dados foram divulgados nessa quarta (9) pelo Censo Escolar do MEC