ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

CCJ aprova projeto que permite a estados legislar sobre posse e porte de armas

Com 34 votos a favor, a comissão aprovou o projeto de lei que pode ampliar o acesso a armas; Projeto vai ao plenário da Câmara dos Deputados agora
24/04/2024 | 19h20

Com 34 votos a favor, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei complementar que autoriza os estados e o Distrito Federal a legislarem sobre posse e porte de armas de fogo para defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras. Outros 30 votos foram contrários e a matéria agora vai para análise do Plenário da Casa.

Apresentada pela presidente da CCJ, a deputada Caroline de Toni (PL-SC), a proposta é bastante criticada. O projeto vai contra o entendimento de decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o porte de armas e também preocupa o governo.

Para o deputado federal Chico Alencar (Psol), o projeto é “inconstitucional”. “É o armamentismo desenfreado! A matéria é de competência exclusiva da União. Mais armas circulando é igual a mais mortes, mais poder de fogo para o banditismo, mais enfraquecimento das polícias (que, junto com as Forças Armadas, devem ter o monopólio do uso da força no Estado Democrático de Direito). Mais um retrocesso baseado na perniciosa concepção americanóide do ‘cada cidadão uma arma’. Continuaremos resistindo a essa escalada pela insegurança pública, pelo vale tudo e o ‘mate quem puder’. Os golpistas aplaudem!”

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail