ICL Notícias
País

Celular Seguro ganha nova versão com melhorias de acesso e segurança

Iniciativa visa facilitar uso da ferramenta para garantir comunicações mais efetivas sobre furtos, roubos e perdas
10/04/2024 | 05h00

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o programa Celular Seguro, simplificando o registro e aprimorando os alertas de furto, roubo ou perda. A iniciativa visa tornar o uso da ferramenta mais fácil e a comunicação mais efetiva.

O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou o compromisso do Ministério em oferecer soluções tecnológicas que auxiliam no combate aos crimes digitais via celulares.

“O Celular Seguro é um programa focado no cidadão. Por isso, ouvimos as demandas dos usuários, que nos sugeriram avanços, e de instituições parceiras, que nos auxiliaram a tornar os alertas mais intuitivos e eficazes. É um compromisso e uma prioridade do ministério oferecer soluções tecnológicas, que fazem diferença na vida da sociedade. É para isso que trabalhamos diurnamente, como no combate aos crimes envolvendo telefones celulares”, afirmou o secretário.

Onde acesso?

Segundo o MJSP, o programa pode ser acessado diretamente pelo navegador de internet ou por meio de aplicativos disponíveis para Android e iPhone (IOS), os quais devem ser atualizados pelos usuários para uso. Saiba abaixo as novidades disponíveis do programa.

Novidades

Agora, o cadastro no programa é simples, requer apenas informações essenciais (número da linha, operadora de telefonia e marca do telefone), não sendo mais preciso informar o IMEI ou o modelo do aparelho.

Além disso, foi adicionada a opção “Outra operadora” para facilitar o preenchimento, e a identificação da marca do aparelho está mais intuitiva, podendo ser selecionada a partir de uma lista. Também foi adicionado o recurso opção “Outra operadora” para facilitar o preenchimento.

Envio de alertas mais sofisticado

Também foi estabelecida uma restrição de 15 dias para o registro de ocorrências, com a possibilidade de escolher o tipo de alerta a ser emitido: o bloqueio do aparelho/linha, outros bloqueios (de outras instituições parceiras) ou as duas opções. A emissão do alerta está mais segura com a notificação de confirmação de envio da solicitação, trazendo, com isso, garantia contra cliques acidentais.

Programa Celular Seguro

O programa Celular Seguro permite às vítimas de furto e roubo bloquear seus dispositivos e aplicativos digitais rapidamente, reduzindo o risco de golpes financeiros. Agora, cada pessoa cadastrada pode indicar contatos de confiança autorizados a efetuar bloqueios, sendo possível, inclusive, que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site.

 

Celular Seguro bloqueia celulares cadastrados após furto ou roubo

Celular Seguro bloqueia celulares cadastrados após furto ou roubo

No entanto, cabe alerta, uma vez que o usuário bloqueie seu celular, o programa não oferece opção de desbloqueio. Para reverter a ação, os usuários devem contatar as operadoras e instituições financeiras para retomar o acesso, seguindo os procedimentos descritos nos termos de uso.

Bloqueio dos celulares pelos bancos

Caso seja roubado, após o registro de furto, roubo ou perda do celular, os bancos e instituições financeiras participantes do projeto poderão bloquear as contas dos usuários afetados, resguardando seus usuários.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail