ouça este conteúdo
|
readme
|
O juiz de primeira instância George Alves de Assis, do Tribunal de Justiça da Bahia, proferiu ontem decisão que proíbe o site The Intercept Brasil de falar sobre o assassinato de Mãe Bernadete e os possíveis mandantes. Uma reportagem sobre a luta da líder quilombola contra grandes empresários da região onde residia foi tirada do ar.
Mãe Bernadete foi assassinada a tiros no dia 17 de agosto, em seu terreiro, localizado em Simões Filho. Na ocasião, bandidos armados que invadiram o local, amarraram pessoas e executaram a ialorixá.
Nos últimos seis anos, além de lutar contra a especulação imobiliária no quilombo Pitanga dos Palmares, ela também a identificação e condenação dos responsáveis pelo assassinato de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico, de 36 anos, mais conhecido como Binho do Quilombo. Ele foi morto a tiros por defender seu território.
O The Intercept classificou a decisão da Justiça como censura.
Pela decisão do juiz, o veículo não pode mais falar sobre o assunto e foi obrigado a retirar do ar a reportagem que detalhava a luta de Mãe Bernadete no quilombo Pitanga dos Palmares.
“O Intercept Brasil discorda veementemente da decisão e está recorrendo. A determinação viola a Constituição brasileira e a liberdade de imprensa vigente no país“, diz nota do The Intercept. “Somos uma redação sem fins lucrativos, financiada pelos leitores, nós precisamos que a nossa comunidade se una e nos ajude a derrotar mais esta tentativa de intimidação”.
Em outro trecho, reclama que “de acordo com a nova decisão de George Alves de Assis”, não podem falar nada a respeito do caso e nem mesmo se referir ao autor da ação judicia.
“Consideramos essa decisão absurda e ilegal. Nossos advogados estão recorrendo neste momento para que nosso direito de informar seja respeitado. E estamos lutando também pelo seu direito à informação. Essa é uma luta que envolve todos nós”.
Relacionados
XP ameaça influenciadores de processo após publicações sobre relatório contra financeira
Documento aponta que instituição financeira 'empurra agressivamente' aos clientes 'produtos de investimento predatórios'
Provocação do STF aos ‘patriotas’ gera engajamento nas redes
A ofensiva tem um alvo central: Alexandre de Moraes
Prefeito de cidade mineira proíbe funk em escolas: ‘Cortar pela raiz’
Prefeitode Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, afirma que as canções do gênero são inapropriadas