Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, o único instituto de pesquisa que deu a vitória a Sergio Massa no primeiro turno das eleições, publicou no X (antigo Twitter) que o candidato peronista “reuniu quase a totalidade dos votos de esquerda”. Entretanto, em entrevista à CNN Brasil, Roman afirmou que, hoje, a tendência é que o candidato de extrema direita Javier Milei seja o vencedor da corrida eleitoral.
A diferencia de todas las demás encuestas, AtlasIntel mostró que Massa tenía una clara ventaja en la carrera, mientras que Milei y Bullrich estaban luchando por el 2o lugar. Una campaña muy deficiente entre los jovenes y los audios de Melconian resultaron fatales para Bullrich. pic.twitter.com/NeDVJAi3Wf
— Andrei Roman (@andrei__roman) October 23, 2023
Ao detalhar a previsão do instituto, Roman destacou que analisar os dados sobre a eleição argentina não foi tarefa fácil. Ainda assim, ao contrário de todas as outras pesquisas, a AtlasIntel deu que Massa tinha uma clara vantagem sobre Milei e Patricia Bullrich.
Os números da pesquisa indicavam que muitos eleitores de Massa de fato não foram às urnas nas primárias, mas agora, no primeiro turno, compareceram e deram a vitória ao peronista. E enquanto os outros candidatos “canibalizavam” votos da direita e extrema direita, Massa conseguiu reunir sozinho a esquerda.
À CNN, Roman falou que “a soma dos votos do primeiro turno dá uma maioria clara para a direita na Argentina, mas isso não leva em consideração os movimentos que podem ocorrer até o dia 19 de novembro”. O ciclo eleitoral na Argentina tem sido “volátil”, resumiu.
MEDO DE PERDER DIREITOS
Outra análise feita por Roman indica que o crescimento de Massa também se deveu a um medo da população mais vulnerável de perder subsídios do governo (que Massa atualmente é ministro da Economia). São benefícios em energia, metrô e ônibus, por exemplo.
Deixe um comentário