O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou uma plataforma online, chamada de “Atesta CFM”, para validar atestados médicos emitidos em todo o país. O canal vai verificar a integridade do documento e, caso se trate de um documento falso, o usuário será notificado.
A plataforma também oferecerá uma funcionalidade para que, logo após a emissão do atestado pelo médico, o documento seja enviado automaticamente para o empregador.
O sistema entrará no ar a partir de novembro deste ano e passa a ser uma ferramenta obrigatória para profissionais da saúde a partir de março de 2025. O serviço estará disponível no site do conselho e por aplicativo.
A plataforma terá versões para médicos, com acessos específicos, e para pacientes e empresas. Nela, o paciente vai poder, por exemplo, consultar os atestados em seu nome, as empresas conseguirão verificar a veracidade dos documentos e os médicos cadastrados receberão, em tempo real, um alerta sobre os atestados emitidos com seu registro.
Como usar a nova plataforma do CFM?
Para usar a plataforma, o médico precisará acessar o site https://atesta.cfm.org.br e preencher os dados pessoais.
Depois da autenticação, poderá emitir atestados na plataforma, inclusive os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), medicina do trabalho e saúde, comparecimento e acompanhamento.
Plataforma
A plataforma e o app permitem a emissão de atestados de qualquer lugar, como hospitais, clínicas, por telemedicina ou em atendimentos domiciliares. O médico assina digitalmente e o documento é enviado para o celular do paciente e fica disponível para a empresa.
Os atestados médicos emitidos pela plataforma prescricao.cfm.org.br também serão reconhecidos automaticamente pela plataforma Atesta CFM. Na plataforma, os documentos também poderão ser personalizados com ferramentas como marca, logotipo e design;
registro dos diferentes locais de trabalho do médico; gestão e o histórico das consultas e atestados; e cancelamento de documentos injustificados.

Plataforma do Conselho também oferecerá uma funcionalidade para que, logo após a emissão do atestado pelo médico, o documento seja enviado automaticamente para o empregador. (Foto: CFM)
SAIBA MAIS:
CFM elege conselheiros antiaborto, contra CPI da Covid e a favor da cloroquina
Relacionados
Medicamento que retarda o Alzheimer pode chegar ao Brasil ainda este ano
Empresa responsável já entrou com solicitação para aprovação da Anvisa
Estudo identifica principal fator de câncer de cólon entre jovens
Fatores de estilo de vida e dieta são alguns fatores que influenciam o risco de câncer colorretal
‘2º cérebro’: o que a ciência já sabe sobre a importância do intestino na saúde da mente
Composta por trilhões de microrganismos, a microbiota intestinal também é responsável pela produção de metabólitos que atuam como neuroprotetores