ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Chiquinho Brazão integrou comissão de interesse das milícias na Câmara

Comissão de Assuntos Urbanos lida com projetos ligados à habitação e regularização fundiária
28/03/2024 | 05h00

Por Igor Mello

Preso sob a acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), o deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido–RJ) foi um dos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, colegiado que discute projetos sobre temas de interesse das milícias, como habitação e regularização fundiária. Chiquinho e seu irmão, Domingos Brazão, foram presos sob acusação de terem sido os mandantes da execução de Marielle e seu motorista, Anderson Gomes.

Segundo as investigações da Polícia Federal, a atuação de Marielle sobre a regularização de comunidades na zona oeste do Rio — área de atuação da família Brazão — foi o estopim para que os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão decidissem matá-la.

Marielle teria feito oposição a um projeto de lei que facilitava a legalização de loteamentos feitos por milicianos e orientou moradores da região a não ocuparem esse tipo de área. A PF apurou que os irmãos Brazão tinham vínculos com milícias da região de Jacarepaguá e interesses milionários na grilagem de terras e construção de loteamentos clandestinos.

Na CDU da Câmara, Chiquinho relatou projetos de interesse de milicianos. Foi, por exemplo, o relato de uma proposta do deputado federal Capitão Wagner (União Brasil–CE) que visava ampliar os direitos e a proteção de famílias que foram expulsas de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida por ação do crime organizado. Como se sabe, essa é uma prática frequente de milicianos no Rio de Janeiro.

Como vereador, Chiquinho Brazão presidiu a Comissão de Assuntos Urbanos, que trata do mesmo tipo de questão.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail