ICL Notícias

Chuva de meteoros ‘Gemínidas’ vai iluminar o céu brasileiro nos próximos dias

Segundo a Nasa, fenômeno pode ter até 120 estrelas cadentes por hora, em cidades dos hemisférios Norte e Sul
13 de dezembro de 2023

O Brasil vai poder acompanhar a última grande chuva de meteoros “gemínidas” de 2023. E o ápice do fenômeno acontecerá hoje, quarta-feira (13), e amanhã, quinta-feira (14), prometendo iluminar o céu de diversas cidades brasileiras. São esperadas 120 estrelas cadentes por hora.

Segundo a Nasa, esses meteoros, associados à constelação de Gêmeos, são visíveis por causa da luminosidade e rápida trajetória, com tonalidade na cor amarela. O fenômeno vai se estender até 24 de dezembro — mas o ápice ocorre entre hoje e amanhã.

De acordo com a agência, os meteoros da Gemínidas têm como fonte restos de cometas e pedaços do asteroide 3200 Phaethon, que deixa um rastro de poeira quando gira em torno do Sol, explica a Nasa.

A Nasa informou também que o início da chuva de meteoros está prevista para começar por volta das 21h. A agência espacial explicou que o fenômeno, embora mais visível no Hemisfério Norte, pode ser visto também no Sul.

Para apreciar a chuva de meteoros, a Nasa dá algumas dicas. Entre elas, procurar local de pouca luminosidade, sem muita interferência das luzes urbanas.

“Deite-se de costas com os pés voltados para o Sul e olhe para cima, observando o máximo possível do céu. Após cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver os meteoros”, informou a agência.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail