O Brasil, nos próximos dias, deve registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses, de acordo com a previsão do Climatempo. Isso ocorre após o país ter uma sequência de dias de calor e tempo seco.
Os temporais devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste. Há possibilidade, ainda, de pancadas fortes no Centro-Oeste. A chuva acontece por conta da atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias, uma que se formou ainda na quarta-feira (9) e outra que deve começar a se formar e avançar nesta sexta-feira (11).
Na última quinta-feira (10), esses dois fenômenos já começaram a atuar no Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta sexta (11) boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, boa parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais devem ter chuvas de até 100 milímetros por dia.
Previsão do tempo: frente fria
A frente fria que começa a avançar pelo Sudeste nesta sexta vai seguir avançando pela região no fim de semana. Há previsão de chuva forte no sábado (12) em parte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.
No domingo, essas regiões ainda devem ter chuva, porém com menos força. As temperaturas devem ficar mais amenas em alguns estados do Sul e do Sudeste.
Volta das chuvas regulares
A previsão de temporais para os próximos dias vai ao encontro do previsto para a primavera, com a volta das chuvas regulares. Em outubro, a chuva deve voltar a ser mais constante na faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e o Acre.
Em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará. Em dezembro, a chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.
SAIBA MAIS:
Primavera terá chuva que ameniza queimadas, mas será mais quente que o normal
Deixe um comentário