ouça este conteúdo
|
readme
|
Por Carlos Villela
(Folhapress) — A chuva forte que atinge Porto Alegre nesta quinta-feira (23) fez subir o nível de água e alagar novamente bairros. Em alguns locais, o trabalho de limpeza teve que ser interrompido.
A volta dos alagamentos em pontos da região central colocou bairros em alerta. Em trechos dos bairros Menino Deus e Praia de Belas, a água voltou a subir pelos bueiros e bocas de lobo com rapidez.
A enchente fechou o caminho na rua José de Alencar em poucas horas, formando uma correnteza no asfalto e impedindo a passagem de carros e ônibus no trecho em frente ao hospital Mãe de Deus.
A instituição teve o subsolo alagado nos últimos dias com a enchente do lago Guaíba, e a elevação interrompeu o processo de limpeza.
Alguns moradores e comerciantes começaram a deixar os prédios na região. Em trechos próximos, a água está na altura do joelho das pessoas.
Repiques da inundação também foram registrados em vias adjacentes à avenida Praia de Belas, como as ruas Botafogo, 17 de Junho, Coronel André Belo, Doutora Rita Lobato e Aureliano de Figueiredo Pinto.
De acordo com a prefeitura, a Ebap (Estação de Bombeamento de Água Pluvial) 12 está operando com capacidade reduzida, o que causa acúmulo de água na região.
Equipes do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) estão no local para retomar o funcionamento de outros motores. O acúmulo da água da chuva agrava a situação.
⚠️ Atenção Porto Alegre ⚠️
Chove forte na cidade, áreas que já registravam baixa da água voltam a inundar. Vídeo da situação da Rua Botafogo no bairro Menino Deus, nesse momento. pic.twitter.com/OhxKzJVzrh
— Karen Santos (@karensantospoa) May 23, 2024
Um problema semelhante havia ocorrido na quarta-feira (22), quando bueiros transbordaram no bairro Praia de Belas, fechando novamente o acesso que se abria em ruas próximas ao Tribunal de Justiça Militar.
Segundo o Dmae, isso ocorreu pela interrupção temporária da Ebap 16, que atende o bairro e teve a energia desligada para a instalação de mais um motor.
Outro desafio é que o escoamento pelos bueiros ocorre por gravidade em direção ao arroio Dilúvio, que está sobrecarregado pela água do Guaíba, fazendo com que a água retorne às ruas.
Regiões fora da área da Ebap 12 também registram novos alagamentos. No bairro Centro Histórico, a água subiu perto da praça Montevidéu, próxima à antiga sede da prefeitura de Porto Alegre e o Mercado Público, onde ainda ocorrem ações de limpeza.
Moradores desta residência estão apavorados com o Arroio Cavalhada, na Zona Sul, que passa nos fundos da casa, e que ameaça invadir o pátio. pic.twitter.com/8S6iyQD1KK
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) May 23, 2024
Leia também
Quase metade das cidades do RS ainda sofre com falta de energia elétrica
Leia também
Relacionados
Por aborto, fim da escala 6×1, comida barata: mulheres saem às ruas no 8M
Atos em diferentes estados do país reforçaram reivindicações de mulheres por mais direitos e qualidade de vida
Polícia reprime foliões com agressões e spray de pimenta em Porto Alegre
Cenas foram protagonizadas por agentes da Brigada Militar, no bairro Cidade Baixa, na madrugada deste sábado (1º)
MPF recebe ação contra Sebastião Melo por fala a favor da ditadura
A iniciativa apoiada por diversas entidades foi motivada pelo discurso do gestor municipal no ato de sua posse