ICL Notícias
Meio Ambiente

Chuvas volumosas e frequentes seguem no Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Goiânia registrou o maior volume de chuva desde 2005 e o segundo maior de 2025
14/01/2025 | 05h06
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A terceira semana de janeiro, que já começou com tempo instável e alerta para temporais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, prossegue na terça-feira (14) mantendo condições de tempo semelhantes. A chuva segue constante e volumosa até pelo menos quarta (15) e quinta-feira (16) na Bahia, em Sergipe, sertão de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e em grande parte do Pará.

Na região Centro-Oeste, o destaque vai para Goiânia, que registrou a maior quantidade de chuva desde 2005 e o segundo maior volume de chuva em 24 horas no Brasil em 2025.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 135,5 mm entre o domingo (12) e a segunda-feira (13) de janeiro de 2025 na capital de Goiás. Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso estão  em alerta para temporais, mas alguma àreas desses estados estão registrando temperaturas acima dos 35 °C.A.

Mapa do Instituto Nacional de Metereologia mostra as regiões que estão sob alertas climáticos (Fonte: Inmet)

Muita chuva em Minas Gerais

Na região Sul, o calor aumenta e a umidade diminui no Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer máximas de 35 a 37 °C no interior do estado. Núcleos de chuva podem se formar no leste e nordeste do Paraná e no centro-norte e leste de Santa Catarina.

No Sudeste, as tardes vão ficando mais quentes com o passar dos dias e as pancadas de chuva de verão retornando gradativamente de quarta-feira (15) em diante, com alto potencial para tempestades. Em São Paulo e no Rio, a temperatura se eleva antes do retorno das chuvas.

Em Minas Gerais, sobretudo no centro-norte e noroeste mineiros, a combinação de calor e umidade mantém a condição para temporais. Todo o estado do Espírito Santo permanece em atenção para pancadas de chuva moderadas a forte com risco de raios e ventos de até 70 km/h.

 

 

 

 

Relacionados

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail