A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para o Sul do Brasil com duração até terça-feira (16). A região deve ser atingida por chuvas intensas, que são consequência de um ciclone extratropical formado na Argentina.
Por causa do centro de baixa pressão atmosférica, uma frente fria se formou no leste da Argentina e seguiu na direção do Brasil. O fenômeno deve provocar muita chuva em todo o Cone Sul do continente: Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil.
Ciclone
O alerta de perigo do Inmet, pelas consequências do ciclone, prevê chuvas intensas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até terça. A estimativa é que o acumulado de chuva fique entre 30 e 100 mm por dia.
Segundo o instituto, todo o litoral sul pode ser atingido por fortes ventos costeiros, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
Chuvas
No último fim de semana, cidades de Santa Catarina, principalmente no sul do estado, sofreram com tempestades e deslizamentos. Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os acumulados em 96 horas, até o meio da tarde deste domingo (14), foi de 378 milímetros em Garopaba, 266 mm em São José, 260 mm em Antônio Carlos e 257 mm em Canelinha.
Previsão
O Inmet também alerta para chuvas intensas, no Maranhão, Para e Amapá, em especial na costa, nesta segunda-feira (15). O Centro-Oeste e o resto da Região Norte receberam aviso de “perigo potencial” também pela possibilidade de chuva.
Depois do meio da semana, a frente fria deve chegar em São Paulo. Segundo o Climatempo, as temperaturas no estado devem cair a partir de quinta-feira (18). Não há previsão de muita chuva, mas é possível que aconteçam pancadas isoladas.
Deixe um comentário