A previsão do tempo do Climatempo aponta que uma nova frente fria, que se forma no Sul do Brasil nesta quinta-feira (22), deve mudar o tempo em todo o país nos próximos dias. A atuação de um ciclone extratropical em alto mar deve, ainda, levar muita chuva e ventos fortes para o Rio Grande do Sul ainda hoje.
Os meteorologistas apontam que essa frente fria deve ser a segunda mais intensa a atingir o Rio Grande do Sul neste agosto. Os ventos na região, com a influência do ciclone, podem atingir até 90 km/h.
Ciclone
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica — regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar.
Por conta do avanço da frente fria, praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul tem alerta de temporais para esta quinta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sudoeste do Rio Grande do Sul pode ter acumulados de até 100 milímetros.
Na sexta-feira (23), a chuva deve se concentrar em parte de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
Sudeste
A frente fria ainda vai demorar alguns dias para avançar sobre outras regiões do Brasil. Nos últimos dias, um bloqueio atmosférico vinha mantendo as temperaturas muito elevadas. Desde o dia 18, o Brasil vive uma onda de calor.
De acordo com o Inmet, as temperaturas ainda devem ficar bastante elevadas, especialmente na faixa central do Brasil, que ainda está sob influência de uma onda de calor.
A expectativa é que o calor se mantenha nessas regiões até a próxima sexta-feira. A partir de sábado (24), o tempo deve mudar em praticamente todo o Sudeste, com queda significativa nos termômetros e previsão de chuva para boa parte dos estados da região.
SAIBA MAIS:
Saiba o que esperar do clima em agosto nas diferentes regiões brasileiras
Deixe um comentário