(UOL/Folhapress) — Um ciclone extratropical causa chuvas e ventos fortes nesta quinta-feira (29) no Rio Grande do Sul. Até o momento, o estado já registrou 122 desabrigados e 268 desalojados.
Os maiores volumes de chuva devem acontecer nos litorais médio e norte do RS. Nessas regiões, pode ultrapassar os 100 mm acumulados. A Defesa Civil do estado alerta para os riscos de danos devidos às rajadas de vento intensas, que podem ultrapassar os 100 km/h.
Chuvas intensas também são esperadas em Porto Alegre e na região metropolitana, em forma de pancadas.
As rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, ultrapassando os 90 km/h.
Devido às condições climáticas, as aulas foram suspensas em algumas cidades gaúchas, como Agudo, Balneário Pinhal, Cidreira e Palmares do Sul. A UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) também suspendeu as atividades presenciais no litoral norte.
O Rio Grande do Sul é atingido por temporais desde o início desta semana. Alguns municípios tiveram ocorrência de interdições de pontes e estradas, inundações, alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e danos em infraestruturas viárias.
Só em Alegrete, 120 pessoas estão desabrigadas e 260 desalojadas devido à elevação do rio Ibirapuitã. Os órgãos municipais estão operando um plano de contingência para a retirada das famílias e monitoram o nível do rio.
Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul tiveram ocorrência de deslizamento de solo. Em Santa Cruz do Sul, duas residências chegaram a ser atingidas e três pessoas foram desalojadas. No município, o Rio Pardinho transbordou e atingiu algumas casas. Caraá, Estrela, São Borja e Uruguaiana também relataram inundações e alagamentos.
Ciclone: defesa civil testa novo alerta

Defesa Civil do RS (Foto: Reprodução)
A Defesa Civil do RS planeja utilizar a ferramenta Cell Broadcast, caso seja necessário. Quando acionada, os celulares dentro de uma área específica recebem um alerta sonoro e vibratório, que se sobrepõe a qualquer aplicativo aberto na tela do aparelho e funciona mesmo que o dispositivo esteja no modo silencioso.
O alerta será acompanhado de uma mensagem de texto com as orientações, de acordo com a situação. A Defesa Civil recomenda à população que mantenha a calma e siga as orientações da mensagem. Caso necessário, as pessoas também podem acionar a Brigada Militar, no telefone 190, ou os Bombeiros, no 193.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Menina de 11 anos que caiu em cânion no RS é encontrada morta
A vítima foi localizada por um drone inicialmente às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda
Governador gaúcho pede que populações deixem áreas de risco
Previsão é de que chuva em 12 horas pode chegar à média de um mês no estado
Número de mortes por enchentes no Rio Grande do Sul sobe para 5
Corpo de homem de 71 anos foi encontrado em córrego em Vera Cruz; em Porto Alegre, dique registrou vazamento