Uma combinação entre treino físico e uma alimentação equilibrada pode ser a chave para o fortalecimento e para o fortalecimento e crescimento muscular, inclusive dos glúteos. Especialistas apontam que alguns alimentos, pela sua composição nutricional, podem fornecer os nutrientes necessários para atingir esse objetivo.
A Health and VeryWell Health apontou cinco opções que podem ser úteis para quem busca melhorar a massa muscular. Veja a lista:
Alimentos
Ovo
O ovo é conhecido pelo alto teor de proteínas, que são necessárias para a reparação e construção muscular. Um ovo grande contém aproximadamente 6,3 gramas de proteína. A inclusão desse alimento na dieta diária pode promover o desenvolvimento muscular em diversas áreas do corpo.
Quinoa
A quinoa é um pseudocereal pela sua composição proteica e perfil completo de aminoácidos. Uma xícara de quinoa cozida fornece cerca de oito gramas de proteína, além de conter fibras, vitaminas e minerais. Além das proteínas, o consumo do alimento fornece a energia necessária para treinos de alta intensidade e auxilia na recuperação muscular.

Especialistas apontam que alguns alimentos, pela sua composição nutricional, podem fornecer os nutrientes necessários para atingir esse objetivo
Leguminosas
Lentilha, grão-de-bico e feijão se destacam pelo conteúdo de proteínas vegetais, fibras e minerais essenciais. Além de fornecer proteínas, o ferro presente nesses alimentos é fundamental para o transporte de oxigênio no corpo, otimizando a função e o crescimento muscular.
Nozes
Opções como amêndoas, pistache e amendoim contêm proteínas, gorduras saudáveis e micronutrientes essenciais. Os pistaches, por exemplo, fornecem 20 gramas de proteína por 100 gramas. Essas nozes podem fornecer a quantidade de proteína necessária no processo de ganho muscular.
Peixe
Especificamente, variedades como salmão, truta e atum são ricas em proteínas de alta qualidade e ácidos graxos ômega-3. Uma porção de cerca de 85 gramas de salmão fornece aproximadamente 22 gramas de proteína.
Fortalecimento muscular
O fortalecimento e crescimento muscular dependem, ainda, da prática constante de exercícios específicos e de um descanso suficiente. É aconselhável consultar um profissional de saúde ou nutricionista para orientações personalizadas.
Relacionados
Alzheimer: composto encontrado no alecrim pode ajudar no combate à doença
Estudo mostra que derivado do ácido carnósico, encontrado no alecrim, melhora a memória e reduz inflamações cerebrais
Gastos públicos para tratar problemas de saúde decorrentes do álcool atingem R$ 1,1 bi por ano
Segundo estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os homens respondem por 74% dessas despesas
‘Surto de virose’: infectologista explica sintomas, prevenção e cuidados
Norovírus tem capacidade de causar grandes surtos porque contamina a água com facilidade