ICL Notícias
Xico Sá

Escritor e jornalista, faz parte da equipe de apresentadores do ICL Notícias. Com passagem por diversas redações e emissoras de tv, ganhou os prêmios Esso, Folha, Abril e Comunique-se. Participou de programas como Notícias MTV, Cartão Verde (Cultura), Redação Sportv, Papo de Segunda (GNT) e Amor & Sexo (Globo). É autor de Big Jato (Companhia das Letras) e A Falta (Planeta), entre outros livros. O colunista nasceu no Crato, na região do Cariri cearense, e iniciou sua trajetória profissional no Recife.

Com Marta Suplicy de volta ao PT, Lula carrega bilhete único de Boulos em SP

Em lance estratégico do presidente, a ex-prefeita abandona adversários dos petistas em SP e será candidata a vice na chapa com o PSOL
10 de janeiro de 2024

“Marta só entende de sexo”. Nem mesmo no tempo dessa frase folclórica do ex-governador Paulo Maluf, na campanha eleitoral de 2000, o nome de Marta Suplicy (sem partido) foi tão citado e cobiçado na política brasileira.

O presidente Lula, em encontro com a ex-prefeita no simbólico 8/1 no Palácio do Planalto, fez o convite direto, olho no olho, para que a “ex-companheira” retorne ao PT e seja vice de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa à prefeitura paulistana.

São quase dez anos de separação do partido que foi berço de Marta na política. Talvez não tenha havido terapia de grupo suficiente para um retorno mais tranquilo — setores petistas de São Paulo ainda mascam o jiló do ressentimento pela adesão da ex ao lavajatismo e ao impeachment de Dilma Roussef.

O tema da “traição” é muito difícil de ser resolvido ou superado entre muitos militantes.

A vida prática dos políticos, porém, não carece do mesmo tempo de cura dos terapeutas ou psicanalistas.

O grupo de Lula deseja uma vice de expressão e currículo na capital paulista; Marta sabe que refazer os laços com o presidente pode representar, de imediato, mais visibilidade do que o discreto charme do posto de secretária de Relações Internacionais que ocupa na prefeitura de Ricardo Nunes (MDB).

O prefeito sequer conseguiu completar uma ligação telefônica com a sua auxiliar de equipe depois da visita da ex-prefeita ao Palácio do Planalto. Já era.

A insistência de Nunes pelo apoio de Jair Bolsonaro na sua reeleição também facilita a cerimônia do adeus. Ela não quer sair nessa foto de campanha.

Marta nunca foi tão cogitada por todas as correntes partidárias. A candidata do PSB, Tábata Amaral, também faz a corte, embora de maneira mais discreta.

Quando disse que Marta só entendia de sexo, Maluf desejava, com a sua misoginia explícita, desqualificá-la como possível administradora pública. A boa gestão da petista desmentiu o “filhote da Ditadura” — inevitável lembrança de como Brizola batizou o velhaco político paulista.

Medidas de sucesso, como a criação do Bilhete Único e a construção dos CEU´s (Centros Educacionais Unificados) nas periferias, sãos as principais lembranças da ex-prefeita no imaginário popular.

Sim, Marta entende de sexo. Ela foi pioneira em falar sobre o assunto na TV aberta (Globo), na apresentação do programa TV Mulher, ainda nas manhãs dos anos 1980. Com a sua frase canalha, Maluf ironizava também o projeto da ex-deputada sobre a união civil entre pessoas do mesmo gênero.

O retorno ao PT é mais um tabu que será quebrado pela ex-prefeita. Está apenas na dependência de uma coisinha ou outra do que Freud chamava de narcisismo das pequenas diferenças — algo muito típico no sentimento das esquerdas.

Formado em psicanálise e doutorado na rua com os sem-teto, Boulos ficou sabiamente na escuta. Deixou Lula agir nos bastidores.

A não ser que haja uma reviravolta sem precedentes, a gestora que implantou do Bilhete Único (2004) irá ajudá-lo a pegar o busão direto para o viaduto do Chá, sede do poder executivo paulistano.

A grande conquista dos usuários de transporte coletivo era um projeto de 1995, criação do então vereador petista Carlos Zarattini. Maluf, prefeito à época, vetou a ideia.

O que você acha, caro leitor, querida leitora, de Marta como vice? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail