O prazo para efetuar as inscrições para concorrer a uma das 6.640 vagas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) se encerra nesta sexta-feira (9). As oportunidades, disponíveis em oito editais, abrangem todas as vinte e seis capitais de estado, Brasília e cidades do interior. A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia 5 de maio.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do Gov.br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.
Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60.
O CPNU permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Enem dos Concursos já contabiliza cerca de 1,7 milhão de inscritos.
Relacionados
Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda
Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação
CNU: governo divulga 2ª lista de convocados para cursos de formação
Terceira fase é eliminatória e classificatória para nove cargos
Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira
Estudantes devem conhecer procedimentos de matrículas nas instituições