O deputado norte-americano George Santos, trumpista e aliado do bolsonarismo, teve nesta sexta-feira (1º) o mandato cassado no Congresso dos Estados Unidos. Ele é filho de imigrantes brasileiros no país e, segundo registram veículos locais, será impedido de seguir parlamentar depois que um relatório revelou diversas irregularidades e crimes financeiros em que ele estaria envolvido.
Eleito no ano passado pelo Partido Republicano, Santos nega as acusações e afirma ser vítima de um “cerco intimidatório” e “uma perseguição política”. Segundo o g1, para a expulsão do então deputado ser confirmada, era preciso que dois teços da Câmara aprovassem a expulsão, ou 287 deputados dos 435 eleitos.
Na terça-feira (28), o ainda deputado disse que não iria renunciar, afirmando que se o fizesse facilitaria as coisas para “este lugar”, supostamente se referindo à Casa legislativa. “Este lugar é administrado com base na hipocrisia. Cansei de desempenhar um papel no circo. Se quiserem que eu deixe o Congresso, terão que fazer uma votação difícil”, reclamou.
Botox e Onlyfans
As acusações que recaem sobre Santos vão de usar dinheiro de doações em cirurgias com técnicas de botox, a pagar assinatura de usuário do site pornográfico Onlyfans. Também envolve fraude com cartões de crédito e roubo de identidade. Ele é acusado, ainda, de receber seguro-desemprego sem ter direito durante a pandemia do coronavírus, antes de ser eleito.
Relacionados
Familiares pedem justiça para venezuelanos deportados e relatam prisão nos EUA
Venezuelanos foram levados a presídio de segurança máxima em El Salvador acusados de fazerem parte do Trem de Aragua
Com alta recorde no preço do ovo, americanos contrabandeiam produto no México
No país vizinho, valor dos ovos está bem abaixo do preço nos Estados Unidos, em torno de R$ 11,40 a R$ 13,15
Trump ataca juízes que o contrariam e cria crise institucional nos EUA
Algumas decisões do presidente foram bloqueadas ou suspensas por juízes, em nome do respeito à Constituição