ICL Notícias
Xico Sá

Escritor e jornalista, faz parte da equipe de apresentadores do ICL Notícias. Com passagem por diversas redações e emissoras de tv, ganhou os prêmios Esso, Folha, Abril e Comunique-se. Participou de programas como Notícias MTV, Cartão Verde (Cultura), Redação Sportv, Papo de Segunda (GNT) e Amor & Sexo (Globo). É autor de Big Jato (Companhia das Letras) e A Falta (Planeta), entre outros livros. O colunista nasceu no Crato, na região do Cariri cearense, e iniciou sua trajetória profissional no Recife.

Colunistas ICL

Congresso Inimigo do Povo piora até a Lei de Murphy

Meio Eduardo Cunha, meio Arthur Lira, Hugo Motta honra seus mestres. Sua marca é livrar super-rico de imposto e castigar os mais pobres
20/06/2025 | 15h42
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Um Congresso Inimigo do Povo consegue emendar, para pior, até a Lei de Murphy.

O princípio dessa lei é muito simples: se algo pode dar errado, vai dar errado. Podicrê, amizade.

A regra foi criada nos EUA pelo engenheiro Edward Murphy Jr. (1918-1990), mas se tornou famosa em 1977, quando o escritor Arthur Bloch lançou um livro de anedotas sobre a tal legislação. Virou best-seller no mundo inteiro.

Esta semana, o Congresso liderado por Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil) passou por cima do teorema de Tiririca (“pior que está não fica”) e superou Murphy em matéria de catástrofe anunciada.

Em sabotagem explícita ao governo Lula, o Congresso decidiu castigar os brasileiros mais pobres com o aumento da conta de luz.

Se algo pode dar errado, atingirá primeiro os mais lascados, diria o sr. Murphy, em miserável rima sobre os congressistas brasileiros.

Se podemos seguir esfolando apenas as classes populares com impostos, por que cobrar uma mixaria a mais dos super-ricos?

Moleque de recado dos banqueiros da Faria Lima, Hugo Motta deu um pito no ministro Haddad sobre a possibilidade de mexer no cofrinho dos bilionários.

Meio Eduardo Cunha, meio Arthur Lira, Motta segue honrando seus mestres. Meio obstrução de pauta, meio Orçamento Secreto, o presidente da Câmara fez opção preferencial pelo pior dos dois ídolos.

A única salvação no horizonte para a sua imagem está em uma sentença do doutor Ulysses Guimarães, ainda nos anos 1980: “Você só diz que esse Congresso é ruim porque ainda não viu o próximo”.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]
Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail