Um clima inconstante, com frequentes mudanças de temperatura e chuvas sazonais é um prato cheio para os resfriados. Algumas ações, como se manter agasalhado, limpo e descansado ajudam a prevenir a doença, mas outro fator que fundamental nessa tarefa é a nutrição.
Um sistema imunológico forte está mais bem preparado para combater doenças e uma boa alimentação é fundamental para o processo.

Diversos alimentos podem ajudar contra o resfriado (Foto: Freepik)
Veja alguns alimentos que podem ajudar a prevenir resfriado:
- Sopa de galinha
De acordo com a nutricionista Cara Rosenbloom, a canja de galinha ajuda a impedir que os glóbulos brancos viajem para as vias aéreas superiores, onde podem agravar a inflamação. Já o caldo quente combate o fluxo de muco, aliviando a congestão nasal.
A especialista acrescenta que resfriados tendem a reduzir naturalmente o apetite, mas o sabor salgado e temperado do caldo pode estimulá-lo.
- Peixe
O Ômega-3 presente nos peixes fornece proteínas essenciais para as funções vitais do corpo. Por isso, consumi-lo regularmente pode fortalecer o sistema imunológico, protegendo os pulmões contra infecções respiratórias e estimulando a síntese de anticorpos.
- Frutas cítricas
Laranjas, toranjas, tangerinas, limões e limas são frutas ricas em vitamina C, que ajuda a combater infecções respiratórias pois estimula a produção de glóbulos brancos, reduzindo assim, as chances de pegar um resfriado.
- Especiarias
Gengibre e alho podem combater o resfriado devido a suas ações anti-inflamatórios e antimicrobianas, respectivamente. Recomenda-se temperar os pratos com os dois temperos ou usá-los em infusões.
- Vegetais de folhas escuras
Assim como as frutas cítricas, o espinafre, couve de Bruxelas, alface e o brócolis também são ricos em vitamina C. São uma ótima alternativa para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças respiratórias.
- Frutas vermelhas
A propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais de groselhas, mirtilos e framboesas destacam essas frutas quando o objetivo é combater resfriados. Elas ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, prevenir inflamações musculares e dificultar a sobrevivência de vírus no organismo.
- Nozes e leguminosas
Alimentos ricos em calorias — como leguminosas e nozes — fornecem a energia necessária e mantêm a temperatura corporal. A quantidade de ferro e antioxidantes essenciais que eles carregam também aumentam a defesa do corpo.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Detox do fígado funciona? Veja o que estudos dizem sobre frutas e alimentação
Hepatologistas e nutricionistas confirmam que não há alimento capaz de "limpar" o fígado sozinho, mas alguns podem ajudar
Conheça a técnica usada pelo MST na Venezuela para produzir mais rápido
Modelo Mandala é espaço circular com o plantio de diferentes alimentos; no centro, a produção de proteínas
Veja cinco alimentos que ajudam a fortalecer a musculatura
Especialistas apontam que alguns alimentos, pela sua composição nutricional, podem fornecer os nutrientes necessários para atingir esse objetivo