O alecrim tem se destacado em estudos na área da saúde por benefícios diretos na melhoria da saúde do pâncreas e do sistema digestivo. Um grupo de profissionais do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Brock, no Canadá, descobriu que os componentes da planta são ideais para cuidar do órgão, além de contribuir para a prevenção de doenças.
O pâncreas é um órgão localizado profundamente no abdômen e faz parte dos sistemas digestivo e endócrino. Sua função é produzir enzimas que ajudam a processar os alimentos e os nutrientes que eles fornecem, além de controlar a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.
Além disso, o pâncreas é considerado um dos órgãos vitais do corpo humano, pois permite o funcionamento de outros, como o coração, o fígado e os rins. A falha em desempenhar suas funções pode levar a um desequilíbrio no restante do corpo, pois é responsável pela produção de insulina e glucagon, além de gerar enzimas que decompõem os alimentos.
Planta
O alecrim, de acordo com as pesquisas, tende a inibir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, particularmente o câncer de pâncreas. Os cientistas encontraram, em testes repetidos, uma resposta satisfatória que impediu a proliferação, a viabilidade e a apoptose das células cancerígenas.
O alecrim estimula a produção de bile, o que ajuda a digerir gorduras e reduz a pressão sobre o pâncreas. Também ajuda a melhorar dores de estômago, azia e desconforto intestinal devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Componentes da planta são ideais para cuidar do pâncreas, além de contribuir para a prevenção de doenças.
Há mais de 1.000 anos na medicina popular o alecrim é utilizado como um “antiespasmódico e analgésico leve para tratar neuralgia intercostal, dores de cabeça, enxaquecas, insônia, distúrbios emocionais e depressão”, segundo o Centro de Pesquisa Farmacêutica da Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, no Irã.
A planta também é um recurso valioso para curar inflamações, ansiedade e estimular a memória. Isso se deve principalmente ao seu ácido carnósico, ácido rosmarínico e óleo essencial.
Como consumir?
A melhor maneira de aproveitar os efeitos positivos do alecrim é beber uma infusão que o contenha. Assim como acontece com outras ervas, você pode preparar um chá quente após cada refeição. Também são vendidas cápsulas contendo extratos de alecrim ou óleos essenciais em lojas de ervas.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Caminhar ao menos 7 mil passos por dia reduz chances de desenvolver câncer, diz estudo
O estudo revelou que caminhas de baixa intensidade são úteis na prevensão do câncer
Conheça 4 dietas que podem reduzir risco de demência em até 28%, segundo estudo
Pesquisa analisou mais de 131 mil pessoas e identificou padrões alimentares protetores
Exposição a agrotóxicos pode causar danos ao DNA, aponta estudo
Pesquisa da UFPB aponta alterações genéticas em agricultores paraibanos expostos a pesticidas 2,4-D e glifosato