O coronel José Alexander de Albuquerque Freixo passou oficialmente nesta terça-feira (18) à reserva da Polícia Militar de São Paulo. O militar havia sido retirado do posto de subcomandante da corporação pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, em fevereiro. A mudança é tida como rara.
Freixo era tido como um dos principais defensores da PM contra as interferências políticas na instituição e o avanço da “mentalidade bolsonarista” em postos chave.
Como subcomandante, ele teria se recusado a cumprir medidas consideradas políticas e, com isso, desagradado o secretário. A informação é da Folha de São Paulo.
Coronel contra radicalização
O coronel também é crítico das operações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Baixada Santista e um dos defensores da ampliação do programa de câmeras corporais na tropa, que teve a efetividade questionada pelo governador.
A posição, no entanto, teve uma mudança de opinião sinalizada pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
“Eu mesmo, na época da campanha, questionei a utilização das câmeras e sua eficácia, e pude acompanhar que ela pode ser utilizada para outras funcionalidades. Isso pode ser muito bom não só para o policial, como para a população”, afirmou.
Em maio deste ano, no entanto, o governo paulista lançou um edital para a contratação de câmeras corporais para os agentes da corporação.
No edital, apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), são alteradas uma das principais normas do programa atual: a possibilidade da gravação ininterrupta de todo o turno do policial.
Derrite

Derrite trocou 34 coronéis da PM, privilegiando ex-integrantes da Rota na formação da nova cúpula. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Em fevereiro, Derrite trocou 34 coronéis da PM, privilegiando ex-integrantes da Rota na formação da nova cúpula. A medida foi vista como uma ofensiva contra o grupo de coronéis que resiste ao avanço da politização nos principais postos da instituição militar.
Relacionados
Restaurante deixa aviso culpando ‘pessoal do Bolsa Família’ por falta de funcionários
Empresa afirma que a mensagem foi fixada em um de seus computadores sem autorização da diretoria
Brasil perde o dobro da área da cidade de SP em superfície de água
MapBiomas aponta uma redução de 2% deste território em um ano
Notebook na mochila salva motociclista baleado em assalto na zona oeste de SP
Como o computador absorveu o impacto, o projétil não atravessou o corpo do homem