O Ministério da Saúde informou que o lote inicial das vacinas contra a dengue será destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos. A pasta iniciou a distribuição do imunizante na última quinta-feira (8).
No total, 521 municípios selecionados para realizar a imunização devem receber as doses para vacinar essa faixa etária até a primeira quinzena de março. A informação é da Agência Brasil.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização deve avançar com a chegada de novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.
“O início da vacinação por essa faixa etária [10 a 11 anos] é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”, informou o Ministério.
O Distrito Federal, que iniciou a vacinação nesta sexta-feira (9), e Goiás já receberam as doses. Além deles, o primeiro lote, com 712 mil doses, chegarão a 315 municípios dos estados da Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.
Relacionados
Sleeping Giants: desinformação sobre tratamentos médicos continua em alta nas redes
Organização defende a responsabilização das plataformas que impulsionam conteúdos falsos sobre saúde pública
Mortes por dengue se concentram em São Paulo, com 7 em cada 10 óbitos
Com 550 mortes em 2025, número de vítimas da doença no país caiu 83,3% em relação ao mesmo período do ano passado
Medicamento que retarda o Alzheimer pode chegar ao Brasil ainda este ano
Empresa responsável já entrou com solicitação para aprovação da Anvisa