ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Crise no relacionamento? Que crise?

Pesquisas mostram que a primeira crise acontece aos 7 anos do relacionamento, mas o que teria desenvolvido esta crise?
08/05/2024 | 05h00

Pesquisas mostram que a primeira crise acontece aos 7 anos do relacionamento, mas o que teria desenvolvido esta crise?

  • Pequenas coisas que você abriu mão no passado, sem ter pensado, e com o tempo percebeu que lhe custaram muito.
  • Aquela pós-graduação que você queria ter feito e não fez, para que o outro pudesse fazer a dele, e hoje não acredita que tenha recebido o devido valor por sua grande generosidade.
  • Sapos e mais sapos “engolidos”, que com o passar do tempo não passam mais pela sua garganta. Enfim…
  • Situações mal resolvidas, às vezes impensadas ou muitas vezes desprezadas.

Mas de quem é a culpa? Se existe culpa eu não sei, mas prefiro chamar de responsabilidade.

Então, qual seria a melhor saída se o casal não quiser procurar a ajuda de um profissional para fazer uma terapia?

  1. Em primeiro lugar os dois tem que identificar que existe uma crise e querer resolvê-la.
  2. Fazer uma lista das pequenas, grandes e enormes coisas que os incomodam individualmente.
  3. Marcar momentos para conversar e discutir cada uma das questões. Lógico, em vários dias diferentes. Vamos com calma e sem atropelos.

Quando estiverem resolvendo as questões, o casal tem que ter em mente uma situação “win-win” (ganha-ganha). Esta situação consiste em saberem que existe um objetivo comum entre os dois, que é melhorar o relacionamento. Se pensarem assim ninguém estará preocupado em ganhar ou perder, mas sim quem sempre ganhará será o relacionamento.

Mas é possível tentar evitar esta crise? Seguem algumas sugestões:

  • Quando renunciar a algo que seja importante para você, não o faça simplesmente sem pensar, porque isto refletirá no futuro como uma bola de neve. Faça um acordo em que você não se sinta lesado(a), tenha certeza de que foi a atitude certa a ser tomada naquele determinado momento e que você será compensado(a) no futuro por isto.
  • Comunique suas tristezas e frustrações. FALE! Não tenha medo de expor seus sentimentos com respeito, pois se não o fizer desrespeitará a si próprio(a).
  • O que destrói um relacionamento não são os grandes problemas, porque estes têm que ser resolvidos pela sua grandeza. Os maiores vilões são as mágoas e pequenos detalhes deixados para trás por preguiça, medo ou omissão.
  • Situações difíceis sempre irão acontecer, mas não está escrito em lugar nenhum que você tenha que sofrer por elas e se calar. Enfrente-as e elas se tornarão muito menores do que se você fingir que não existem.

Cuide do seu relacionamento todos os dias e provavelmente quando a tão temida crise tiver que acontecer, vocês olharão para trás e perceberão que ela já passou. Veio e se foi como um vento e não como um furacão arrancando pedaços do seu amor pela outra pessoa e deixando ressentimentos. Aí sim, vocês poderão dizer: Crise? Que crise?

Grande abraço,

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail