Este colunista, professor e historiador sofrente que vos fala, está em festa! E a festa é toda nossa, aqui da comunidade de leitoras e leitores críticos do combativo portal do ICL-Notícias. Isso porque os textos, memórias, histórias, estórias e crônicas que publico aqui no portal desde outubro de 2023 acabam de virar livro pela Autonomia Literária. Como já sabem, a nossa alucinação aqui é suportar o dia a dia, o autoritarismo brasileiro, a violência e desigualdade estruturais desse país, “tentando narrar, sem surtar, o fim do mundo como a gente conhece.” Entre histórias mais intimistas, lutos dolorosos e histórias do Brasil e do mundo, um mosaico com fragmentos de um “mundo caquinho de vidro, cego do olho, surdo do ouvido”. E, por supuesto, convido toda a nossa comunidade ICL para os lançamentos que virão.
Vai vendo, vai ouvindo, o prefácio é dele, o poeta-sertão, Xico Sá. O posfácio é da intrépida e destemida Helo Villela, a orelha é do sabido e sincero Juca Kfouri e a ilustração da capa é do querido Jean Wyllys, que é também artista virtuoso. Se a leitora, o leitor, não gostar das crônicas – algumas inéditas – pelo menos terá em mãos um livro “happening”, um pedacinho de obra de arte em folhas doloridas de um tempo do mundo – invariavelmente cheio de guerras – que desaba sobre nós.
Ficha técnica e lançamento
“Crônico e Anacrônico: escritos de um operário do tempo e do fim do mundo como a gente conhece”
Autor: Lindener Pareto Jr.
Coordenação editorial
Cauê Seignemartin Ameni, Hugo Albuquerque, Manuela Beloni
Prefácio: Xico Sá
Ilustração de capa: Jean Wyllys
Capa e diagramação: Biana Fernandes
Revisão: Márcia Ohlson
Páginas: 208
Ano: 2025
ISBN: 978-65-5497-056-3
Autonomia Literária, 2025.
Já está em pré-venda com 20% de desconto no nosso site o livro de Lindener Pareto: “Crônico e Anacrônico: escritos de um operário do tempo e do fim do mundo como a gente conhece”.
Com textos que misturam crítica social, poesia e memória, Lindener — historiador, professor e ex-metalúrgico do ABC — escreve como quem sente o tempo desabar.
O lançamento presencial rola no dia 22/06, às 12h30, na Feira do Livro do Pacaembu (Praça Charles Miller).
Corre garantir o seu exemplar na pré-venda com desconto, acesse https://autonomialiteraria.com.br/loja/cronicas/cronico-e-anacronico-escritos-de-um-operario-do-tempo-e-do-fim-do-mundo-como-a-gente-conhece/

Lançamento do livro “Crônico e Anacrônico”, dia 22 de junho, às 12h30, na feira do livro do Pacaembu, São Paulo.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Atacaram nossa soberania e sabotaram nossa economia
O Brasil ocupou o 4º lugar, entre os países do G20, que mais cresceram
Só se fala em IA, mas por quê?
Mas vamos ao que interessa: o que de fato está em jogo com essa tal de Inteligência Artificial? Porque, convenhamos, por trás de toda essa algazarra tecnológica sempre há algo mais profundo em movimento.
‘Jorge Amado proibidão’: Sebo protesta contra tentativa de censura de “Capitães da Areia”
Pela segunda vez, uma lousa foi usada para protesto na livraria do subúrbio do Rio