Novo levantamento do Datafolha mostra que 35% dos entrevistados aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 33% o reprovam com 1 ano e 8 meses de governo. Os índices são similares aos obtidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo ponto de seu mandato, segundo o instituto.
A pesquisa mostra ainda que 30% dos brasileiros avaliam Lula de maneira regular, enquanto outros 3% não sabem ou não opinaram.
O Datafolha ouviu 2.040 pessoas, com 16 anos ou mais, em 146 municípios, entre os dias 29 e 31 de julho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Lula x Bolsonaro
Ainda segundo o Datafolha, na mesma altura de mandato, Bolsonaro era aprovado por 37% dos entrevistados, e reprovado por 34%.
Para 26% dos entrevistados a vida melhorou depois da posse de Lula, enquanto 23% dizem que ela piorou. A situação permaneceu igual para 51% dos ouvidos, enquanto 1% não soube respondem.
A divisão se reflete também na percepção da economia. Para 42% dos ouvidos, a situação piorou nos últimos meses. Para 29% a economia ficou como estava, enquanto 26% avaliam que a situação melhorou. Outros 2% não sabem ou não opinaram.
Entretanto, a percepção da realidade econômica é diferente quando o entrevistado era perguntado sobre a própria vida. Para 29%, sua própria situação econômica melhorou nos últimos meses, e outros 46% disseram que ficou como estava. Só 24% disseram que sua situação piorou, enquanto 1% não souberam responder.
Apesar do mau-humor do eleitorado, 41% acreditam que a economia brasileira vai melhorar no futuro. Outros 28% acreditam que a situação vai piorar. A economia continuará como está para 25% dos ouvidos, enquanto 6% não responderam.
Relacionados
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Deputado que desejou morte de Lula vai ser investigado pela Polícia Federal
'Quero que morra', disse deputado sobre Lula