ICL Notícias
Política

Datena declara apoio a Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno

Apresentador justificou a decisão como um voto “contra o crime organizado”
13/10/2024 | 11h31

O candidato derrotado José Luiz Datena (PSDB) declarou apoio a Guilherme Boulos (PSOL) para o segundo turno das eleições municipais de São Paulo no sábado (12). Boulos disputa a prefeitura com o candidato do MDB e atual prefeito de São Paulo Ricardo Nunes. O jornalista e apresentador diz que  o voto no atual deputado federal será “contra o crime organizado”, em vídeo publicado por Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

No vídeo, Datena afirma: “Contra a infiltração do crime organizado em São Paulo, contra a infiltração do crime organizado no poder público, eu apoio o Boulos. Eu voto no Boulos para parar com essa criminalidade que torna a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o país reféns do narcotráfico.”

Ainda no vídeo, ele concluiu: “Nós não queremos isso. Por isso, eu apoio o Boulos para o segundo turno de São Paulo. Vote com ele, vote contra o crime.”

José Luiz Datena e o candidato a vice, José Aníbal após apuração dos votos (6 de outubro) (Foto: Divulgação)

Datena ficou em quinto lugar no primeiro turno

No primeiro turno, Datena recebeu 1,84% (112.344 votos) e terminou a disputa na quinta lugar, atrás de Tabata Amaral (PSB), Pablo Marçal (PRTB), Boulos e Nunes.

Tabata Amaral, que terminou o primeiro turno com 9,92% dos votos (603.300), também anunciou apoio a Boulos, mas disse que não participará de atos públicos. Ao justificar a decisão, a deputada apontou Nunes como “o pior prefeito que São Paulo já teve” e classificou sua administração como “medíocre”.

Marçal negou apoio a Nunes e condicionou uma mudança de postura a pedidos de desculpas públicos de nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia e, por fim, do próprio prefeito.

Na primeira pesquisa do Datafolha do segundo turno, divulgada na quinta-feira (10), Nunes está com 55% das intenções de voto, contra 33% de Boulos. No mesmo levantamento, 10% dos entrevistados responderam que pretendem votar branco/nulo/nenhum, e 2% ainda não sabem.

 

SAIBA MAIS:

Boulos minimiza distância e vê cenário em aberto, e Nunes celebra votos herdados de Marçal

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail