No programa ICL Notícias — 1ª Edição, desta sexta-feira (4), o jornalista Leandro Demori analisou novos trechos do áudio do evento em que Ciro Nogueira conversou com investidores, conseguido com exclusividade. No diálogo, Daniela Marques, ex-presidente da Caixa Econômica Federal durante o governo Bolsonaro, explica que tentaram sem sucesso fechar a Ceitec, estatal brasileira que atua no segmento de semicondutores. Apesar do papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil, a empresa produz, segundo ela, “chip do boi”.
A fábrica foi esvaziada e depois reaberta. Daniela argumenta à plateia que a Ceitec consome R$ 300 milhões de verba pública. “Me parece mais fácil reabrir do que fechar uma estatal”, ironiza.
“A Ceitec é uma empresa que produz aquilo que durante a pandemia [motivou o que] convencionou-se chamar de ‘guerra dos chips’. Ontem o Trump deu especial atenção para isso. Aliás, citou o nome de empresas nessa guerra dos chips. Na pandemia não tinha carro para vender no Brasil, não porque faltasse pneu, gasolina ou aço, mas porque faltava michochip. O Brasil tem uma estatal que produz microchip, que fica no Rio Grande do Sul, uma empresa que foi montada como políutica de Estado, como uma ideia que surgiu no final do governo Fernando Henrique, finalmente foi montada em 2008, colocada em pé e começou a fazer produção de chip”, explicou ele.
Demori explica que o que a ex-presidente da Caixa chama de “chip do boi” é fundamental, por exemplo, para certificar que a carne vendida a países europeus não foi produzida em área de desmatamento — cada boi tem um chip produzido por esta estatal brasileira. Mas não é só. Os chips são também usados em dispositivos que permitem passar direto em pedágios com pagamento prévio de tarifas, em passaportes, cartões de banco e várias outras alternativas de praticidade. “Todos esses chips são produzidos pela Ceitec”, destaca Demori.
Segundo explicou, os produtos dessa estatal brasileiras são semelhantes aos que foram usados pelos chineses no “DeepSeek”, experiência que revolucionou a Inteligência Artificial.
Demori pontuou a importância estratégica da Ceitec, que o governo anterior fechou por algum tempo, interrompendo uma trajetória ascendente que ia levar a empresa ao lucro.
Relacionados
‘Abin paralela’ produziu arquivo ‘pavão’ com telefones que atacaram Demori e Wyllys
Números foram acessados por software espião nove dias antes de perfil fazer primeiros ataques
Demori demonstra como ICL Notícias foi decisivo para desmascarar chantagem da Fraport
Jornlaista lembra posição da concessionária do aeroporto de Porto Alegre, queria se esquivar de obrigações contratuais
Leandro Demori mostra como tragédia socioambiental do RS afetou Lajeado
Zona rural da cidade foi uma das áreas mais atingidas. Capela dos Carneiros ficou totalmente destruída