O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) acusa o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), de ter sido alertado sobre o risco de inundações no Centro e nos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi.
Ele publicou nas redes sociais o documento com um alerta feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). De acordo com o deputado, a advertência foi feita em novembro de 2023.
Após sequência de chuvas que fizeram o Guaíba atingir mais de 3,4 metros, engenheiros do DMAE solicitaram reparos urgentes em quatro estações de bombeamento de águas pluviais (Ebap): 17 e 18, que ficam no Centro; 13, no Parque Marinha; e 20, na Vila Minuano.
“Tive acesso a documentos do DMAE que mostram como a prefeitura de Sebastião Melo foi alertada sobre os riscos de inundações no Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi”, postou Matheus Gomes na rede social X.
No documento, o DMAE alerta que, nas casas de bombas 17 e 18, foi solicitada a “elevação das paredes do poço de descarga”. Segundo o deputado, o objetivo da obra seria aumentar a altura da parede e manter as bombas isoladas e funcionando em casos extremos.
Deputado: alerta foi em novembro
Matheus Gomes denuncia ainda que o relatório da DMAE alertou também para a EBAP 13, que fica no Parque Marinha. No documento, foi solicitado o “conserto das janelas de inspeção do poço de descarga”, que não estariam devidamente pressurizadas, como manda o projeto original. O perigo iminente era o alagamento do bairro Menino Deus e no entorno da Azenha.
De acordo com o documento, na EBAP 20, na Vila Minuano, os engenheiros pediram uma avaliação do quão protegido estava o “poço de descarga”, pois havia a hipótese de que uma elevação do Arroio Passo da Mangueira poderia gerar o colapso das bombas e graves consequências na região do Sarandi.
“O prefeito Sebastião Melo adora aparecer como síndico, zelador, cuidador dos problemas da capital, mas mostrou que isso é só discurso. Na verdade, ele tem uma total incapacidade de lidar com a crise climática”, critica o deputado.
O ICL Notícias enviou e-mail à assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre pedindo posicionamento sobre o assunto e assim que houver resposta será publicada aqui.
Leia também
Falhas de manutenção no saneamento em Porto Alegre são apontadas desde 2015
Deixe um comentário