ICL Notícias

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) acusa o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), de ter sido alertado sobre o risco de inundações no Centro e nos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi.

Ele publicou nas redes sociais o documento com um alerta feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). De acordo com o deputado, a advertência foi feita em novembro de 2023.

Após sequência de chuvas que fizeram o Guaíba atingir mais de 3,4 metros, engenheiros do DMAE solicitaram reparos urgentes em quatro estações de bombeamento de águas pluviais (Ebap): 17 e 18, que ficam no Centro; 13, no Parque Marinha; e 20, na Vila Minuano.

“Tive acesso a documentos do DMAE que mostram como a prefeitura de Sebastião Melo foi alertada sobre os riscos de inundações no Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi”, postou Matheus Gomes na rede social X.

No documento, o DMAE alerta que, nas casas de bombas 17 e 18, foi solicitada a “elevação das paredes do poço de descarga”. Segundo o deputado, o objetivo da obra seria aumentar a altura da parede e manter as bombas isoladas e funcionando em casos extremos.

Documento da DMAE, divulgado pelo deputado Matheus Gomes, apontava medidas a serem adotadas para a prevenção de enchentes. Foto: Reprodução

Deputado: alerta foi em novembro

Matheus Gomes denuncia ainda que o relatório da DMAE alertou também para a EBAP 13, que fica no Parque Marinha. No documento, foi solicitado o “conserto das janelas de inspeção do poço de descarga”, que não estariam devidamente pressurizadas, como manda o projeto original. O perigo iminente era o alagamento do bairro Menino Deus e no entorno da Azenha.

De acordo com o documento, na EBAP 20, na Vila Minuano, os engenheiros pediram uma avaliação do quão protegido estava o “poço de descarga”, pois havia a hipótese de que uma elevação do Arroio Passo da Mangueira poderia gerar o colapso das bombas e graves consequências na região do Sarandi.

“O prefeito Sebastião Melo adora aparecer como síndico, zelador, cuidador dos problemas da capital, mas mostrou que isso é só discurso. Na verdade, ele tem uma total incapacidade de lidar com a crise climática”, critica o deputado.

O ICL Notícias enviou e-mail à assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre pedindo posicionamento sobre o assunto e assim que houver resposta será publicada aqui.

 

Leia também

Falhas de manutenção no saneamento em Porto Alegre são apontadas desde 2015

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail