ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Deputado do PT apresenta notícia-crime contra Eduardo Bolsonaro no STF

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro quer que governo Trump aplique sanções contra Alexandre de Moraes
28/03/2025 | 11h22

O deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) apresentou nesta sexta-feira (28) uma notícia-crime contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no STF (Supremo Tribunal Federal).

O alvo é a articulação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro para que autoridades brasileiras sejam alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos.

Eduardo Bolsonaro anunciou na semana passada uma licença de 4 meses do cargo de deputado federal sob o argumento falso de que era alvo de perseguição pelo STF –o parlamentar não foi indiciado ou denunciado em nenhuma das investigações que miram seu pai.

“As articulações dele nos Estados Unidos busca interferir no exercício do STF, na sua função máxima de guardião da Constituição e  no julgamento da cúpula que articulou o golpe em 8 de janeiro”, afirmou o deputado petista.

Eduardo Bolsonaro busca sanções

Em entrevistas na semana passada, Eduardo Bolsonaro detalhou sua estratégia. Segundo ele, o objetivo é buscar que o governo Donald Trump aplique sanções contra autoridades brasileiras, em movimento análogo ao feito em fevereiro por Trump contra membros do TPI (Tribunal Penal Internacional).

Trump aplicou a sanção aos integrantes do tribunal que expediram um mandado de prisão contra o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra durante a invasão da Faixa de Gaza, na Palestina.

O objetivo é que as sanções sejam aplicadas não só contra o ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos contra Bolsonaro no STF, mas também contra delegados e outros servidores envolvidos nas investigações. Eduardo Bolsonaro tem feito ataques ao delegado da PF Fabio Shor, que comanda os inquéritos que tramitam no STF.

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail