ICL Notícias

Deputados federais pedem criação de CPI para investigar serviços da Enel e da Light

Objetivo é apurar possíveis irregularidades no fornecimento de energia elétrica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de averiguar responsabilidades das duas empresas nos recentes apagões
22/11/2023 | 16h01

Deputados federais articulam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades no fornecimento de energia elétrica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Objetivo é apurar as responsabilidades das concessionárias Enel e da Light.

O requerimento para a instalação da CPI foi apresentado pelos deputados opocisionistas Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), Altineu Côrtes (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ) e conta também com o apoio de parlamentares aliados ao presidente Lula. A criação da CPI também é apoiada por integrantes das comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor da Câmara.

Atualmente, os deputados colhem assinaturas para a criação da comissão. Para que seja instalada, são necessários os votos de 171 deputados — um terço da Câmara. A proposta é que a CPI tenha 32 membros e duração de 120 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias.

A CPI visa investigar possíveis falhas na prestação dos serviços e apurar as responsabilidades da Enel e da Light nos recentes apagões registrados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Enel detém as concessões no Estado de São Paulo e em diversos municípios do Rio de Janeiro. Já a Light é a responsável pelo fornecimento de energia à cidade do Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses — a empresa atualmente está em recuperação judicial.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail