ouça este conteúdo
|
readme
|
Uma notícia que muda a História da humanidade: pesquisadores descobriram que, há quase meio milhão de anos – mais ou menos há 476 mil anos –, seres humanos já erguiam construções usando madeira. Significa que, já naquela época, existia certa tecnologia, ou seja, uma aplicação do saber, que permitia moldar troncos de árvores e encaixá-los.
A descoberta se deu na região do Rio Kalombo, na Zâmbia, na África, próximo da segunda maior cachoeira africana. No local, arqueologistas escavaram duas peças de uma estrutura de madeira que estavam encaixadas e moldadas há aproximadamente meio milhão de anos. As informação são da agência de notícias Reuters.
Os artefatos, segundo os pesquisadores, representam o mais antigo exemplo de construção humana conhecido. Na opinião deles, a descoberta significa um marco tecnológico. As estruturas escavadas têm quase dois metros de altura, e se parecem a vigas ou pilares.
Até então, as estruturas mais antigas que se tinha notícia foram encontradas em 1952 e datavam da Idade da Pedra Média, entre 280 mil anos antes de Cristo, até 50 mil anos antes de Cristo. A descoberta atual tem quase o dobro de antiguidade.
Os novos dados não só alongam o período de conhecimento de trabalho em madeira na África, como também expande a compreensão da capacidade tecnológica dos primeiros hominídeos. Isso acaba forçando a ciência a reexaminar o uso das árvores na tecnologia de construção.
Confira abaixo o comentário de Eduardo Ribeiro sobre a descoberta.
Relacionados
Eu, Vini Júnior e a África
Consciência e identidade, tudo o que nos falta
‘Para valorizar a herança africana, o Estado precisar parar de nos matar’, diz líder do MNU
Simone Nascimento elogiou escolha do tema e cobrou implementação do ensino de história africana nas escolas
África declara emergência em saúde pública por epidemia de mpox
Segundo diretor-geral do CDC, Jean Kas, cenário exige ação coletiva