Ikigai é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como “motivo para viver”. O motivo para levantar da cama todos os dias, “Iki” (Viver) “Gai”(Razão).
Tudo que se deseja na vida deve ter um sentido. Com autoquestionamento descobrimos o sentido dos nossos sonhos e isto pode mudar ou consolidar a sua busca. Tudo que você quer criar, desde a mais simples às mais profundas mudanças, questione-se do porquê. Emagrecer, melhorar sua saúde, comprar um objeto de desejo, se separar de alguém ou se relacionar com alguém.
Um dos 9 segredos das pessoas que vivem nas áreas do mundo chamada “Blue Zones”, áreas que as pessoas são mais longevas, é viver seu Ikigai.
No livro “Ikigai“, o neurocientista Ken Mogi explica que encontrar o seu Ikigai é encontrar a sua razão de viver.
Encontrar seu Ikigai não é fácil, demanda um aprofundamento no seu eu e autoconhecimento. Neste mergulho interior, você terá várias descobertas e a partir delas, mudanças internas acontecerão e refletirão nas suas palavras e em seu comportamento.
Seguem 4 perguntas para lhe ajudar nesta descoberta.
- O que você ama fazer? Pegue um papel, sem se julgar e escreva desde as mais banais as mais peculiares das suas PAIXÕES.
- No que você é bom? Quais são seus talentos? Sua MISSÃO.
- Com o que você pode ganhar dinheiro? Compare as duas listas e veja, em qual das suas capacidades, você pode ganhar dinheiro para as suas necessidades — sua PROFISSÃO
- O mundo precisa de algo que você pode oferecer? Em qual destas atividades, você pode melhorar o mundo de alguma forma — sua VOCAÇÃO
A junção de todas as suas descobertas forma o seu IKIGAI.
Agora para poder viver seu Ikigai são 5 passos:
- Começar pequeno: já percebeu que quando quer fazer mudanças em várias áreas da sua vida, ao mesmo tempo, acaba não mudando nada? Foque no que quer criar. Invista seu tempo e energia, mas comece devagar.
- Liberte-se: de conceitos antigos que antes faziam sentido para você e hoje não tem mais significado. Repense suas crenças que lhe limitaram tanto. Você sentirá a leveza, no seu corpo, quando se livrar delas.
- Busque harmonia e sustentabilidade: o que você quer criar deve ajudar a sustentar financeiramente suas necessidades.
- Ver alegria nas pequenas coisas: não deixe que sua alegria se manifeste somente nas grandes realizações e movimentos. Uma sugestão é aprender a rir de si. Esta observação lhe proporcionará muitos momentos de contentamento e risos.
- Estar no aqui e agora: “Ontem foi história. Amanhã é um mistério. Hoje é um presente. Desfrute!”.
Procuro viver meu Ikigai todos os dias e uma das formas é escrever para esta coluna que me proporciona grande prazer. Espero com ela, também estar colaborando com alguns para terem melhores relacionamentos e qualidade de vida.
Grande abraço!
SAIBA MAIS:
Deixe um comentário